Crítica: Dog – A Aventura de Uma Vida (2022)
Há filmes que não precisam ir além de sua simplicidade para serem ótimas diversões. “Dog…
Há filmes que não precisam ir além de sua simplicidade para serem ótimas diversões. “Dog – A Aventura de Uma Vida” pode não fugir do padrão do, digamos, “filmes de cachorro”, mas é esperto por conseguir entregar uma história sobre uma amizade improvável, dentro de uma trama “road movie” onde a sensibilidade é presente, mas também as semelhanças entre o protagonista Jackson Briggs e a cadela Lulu colaboram para torná-los ainda mais unidos e parceiros.
Na trama, Jackson Briggs (Channing Tatum) é um ex-soldado que está tentando conseguir um emprego em uma empresa de segurança, e para isso, pede ajuda ao seu ex-comandante que lhe passa uma missão relâmpago: levar uma pastor-alemão belga chamada Lulu ao funeral de seu treinador. Lulu é também uma incrível cadela militar. Ela foi treinada para matar e não hesitar em aniquilar o inimigo. Sem falar que tem pavor de avião, portanto, a missão deverá ser feita de carro e Jack será o responsável pela entrega do animal – e por fim, conseguir a tão esperada carta de recomendação do ex-comandante.
Como Lulu, Jackson também está à deriva. Não trabalha mais com a ação da guerra, e não possui pessoas significantes em sua vida rotineira de trabalhos em redes de restaurante. A cadela, inicialmente, soa como algo besta e indesejado, mas assim que a aventura começa, tanto Jack quanto Lulu irão começar uma amizade natural inesperada, e comprovar que estavam precisando de tal sintonia.
Com direção de Reid Carolin (que também escreveu o roteiro) e do próprio Channing Tatum (também produtor e protagonista), “Dog – A Aventura de Uma Vida” consegue manobrar os clichês e previsibilidades ao entregar uma história que seja tocante não pela dor da morte (geralmente atrelada a filmes de cachorro), mas pela sinceridade da amizade. É um filme realizado com competência, coração e sem sentimentalismo exagerado ou forçado, pelo contrário, é uma mescla deliciosa de comédia e drama que proporcionam 100 minutos suficientemente ótimos para fugir dos problemas da vida real. Recomendado!
Dog/EUA – 2022
Direção: Reid Carolin e Channing Tatum
Com: Channing Tatum, Ryder McLaughlin, Aavi Haas, Luke Forbes…
Sinopse: Em Dog – A Aventura de Uma Vida, o ex-soldado Jackson Briggs (Channing Tatum) recebe a missão de levar a pastor-belga do exército Lulu ao funeral do melhor amigo humano do cão, o treinador de cachorros Riley. Por estar tentando conseguir uma vaga em uma empresa de segurança privada, tendo seu futuro nas mãos de seu antigo comandante, que o evita – o único capaz de escrever a recomendação necessária para tal – o funeral do treinador de cachorros do exército pode ser a oportunidade perfeita para deixar seu ex-comandante sem saída, e conseguir o documento que precisa. Mas, ao longo do caminho, Briggs e Lulu enlouquecem um ao outro, quebram um punhado de leis, escapam da morte por pouco e para conseguir chegar a tempo do enterro, a dupla precisará aprender a conviver em harmonia, e driblar as confusões e conflitos, enquanto atravessam a costa do Oceano Pacífico.