Crítica: Dopesick (minissérie) – Star+
“Dopesick” é um soco no estômago ao contar a história real da crise de opioides…
“Dopesick” é um soco no estômago ao contar a história real da crise de opioides que assolou os EUA no começo do século. Enquanto a indústria farmacêutica buscava aumentar o seu lucro, médicos e pacientes ficavam cada vez mais viciados em um remédio que deveria ajudar na dor, mas ao invés disso, transformava pessoas em “zumbis” cada vez mais desejosos de uma dose maior.
Criado por Danny Strong à partir do livro “Dopesick: Dealers, Doctors and the Drug Company that Addicted America”, escrito por Beth Macy, a minissérie é estrelada por um elenco fenomenal encabeçado por Michael Keaton, Peter Sarsgaard, Michael Stuhlbarg, Will Poulter, Kaitlyn Dever, Rosario Dawson e outros excelentes atores que compõem o grupo de coadjuvantes.
“Dopesick” possui um roteiro engenhoso ao transitar em períodos distintos para apresentar não somente a ascensão de uma droga opioide no mercado, mas também para apresentar os personagens que serão afetados por ela, e o grupo de policiais investigadores que estão lutando para levar o caso à justiça. É uma saída de roteiro que pode causar confusão em alguns momentos, mas quando pegamos o jeito as peças se encaixam e a dinâmica da história fica ainda mais empolgante e ritmada (não há enrolação ou marasmo na minissérie).
É um show que explora os já conhecidos meandros das grandes corporações farmacêuticas e suas ambições em ganhar bilhões em cima da saúde de inocentes, mas também do descaso do poder público em fiscalizar o uso das drogas no mercado – e como a corrupção pode ser encontrada em qualquer lugar.
Mas “Dopesick” é também sobre seres humanos, pessoas que se tornaram viciadas sem intenção, mas foram vítimas da negligência de poderosos. A derrocada do médico Samuel Finixx, interpretado pelo maravilhoso Michael Keaton, é de partir o coração, assim como o fundo do poço alcançado pela jovem Betsy Mallum, vivida pela excelente Kaitlyn Dever. Ambos são vítimas deste sistema desumano e corrupto, e o roteiro é incisivo na abordagem.
O resultado de tudo é uma minissérie excelente e poderosa sobre poder, obstinação, ambição, ganância e, em certos casos, desinformação. “Dopesick” é uma das melhores séries lançadas ano passado. Um programa imperdível que está disponível no Star+.
Dopesick (limited season)/EUA – 2021
Número de episódios: 08
Criado por: Danny Strong
Com: Michael Keaton, Peter Sarsgaard, Michael Stuhlbarg, Will Poulter, Kaitlyn Dever, Rosario Dawson…