Filme

Crítica: Elvis (2022) – HBO Max

Demorei mas finalmente conseguir assistir “Elvis”, cinebiografia dirigida pelo energético Baz Luhrmann, um desses diretores…

Demorei mas finalmente conseguir assistir “Elvis”, cinebiografia dirigida pelo energético Baz Luhrmann, um desses diretores que, quer goste ou não, é inegável que possui um estilo de cinema muito específico e memorável. Ele foi o diretor da mais recente versão de “O Grande Gatsby” com DiCaprio, dos medianos “Austrália” e “Romeu + Julieta” e, ainda o seu melhor filme e um dos meus favoritos da vida: o musical “Moulin Rouge!”.

“Elvis” acompanha a carreira de Elvis Presley por três momentos de sua vida e é narrado pelo Coronel Tom Parker (Tom Hanks), que foi o empresário de Elvis e considerado por muitos como o maior vilão da carreira do cantor – responsável por impedi-lo de fazer shows fora dos EUA, excesso de trabalho, uso indevido de seu dinheiro e por ai vai.

“Elvis” é uma cinebiografia energética, cheia daquele ritmo característico de Luhrmann e que faz jus ao brilho extasiante de Elvis como artista. Um filme que entrega a pomposidade e importância de um dos maiores artistas norte-americanos do mundo, aquele que nunca escondeu sua paixão pela música preta (jazz e blues) e que a usou para moldar inúmeras canções de sua carreira.

Em alguns momentos mais dramáticos Luhrmann poderia respirar mais e deixar o drama fluir sem interrupções, tornando o momento mais profundo e mais emocionante, mas ainda assim, “Elvis” é uma experiência cinematográfica singular, empolgante e memorável. E ancorada pela atuação magistral de Austin Butler, que busca fugir da caricatura e entregar um Elvis além das roupas cafonas e das danças icônicas (ainda que seja magistral neste aspecto também). Disponível no HBO Max.

Elvis/EUA – 2022

Dirigido por: Baz Luhrmann

Com: Austin Butler, Tom Hanks, Olivia DeJonge, Alton Mason, Kodi Smit-McPhee…

Sinopse: A cinebiografia de Elvis Presley acompanhará décadas da vida do artista (Austin Butler) e sua ascensão à fama, a partir do relacionamento do cantor com seu controlador empresário “Coronel” Tom Parker (Tom Hanks). A história mergulha na dinâmica entre o cantor e seu empresário por mais de 20 anos em parceria, usando a paisagem dos EUA em constante evolução e a perda da inocência de Elvis ao longo dos anos como cantor. No meio de sua jornada e carreira, Elvis encontrará Priscilla Presley (Olivia DeJonge), fonte de sua inspiração e uma das pessoas mais importantes de sua vida.

Elvis - Filme 2022 - AdoroCinema