Crítica: Em Um Bairro de Nova York
Longa é baseado na peça da Broadway ganhadora do Tony Awards de Melhor Musical
Adaptação da peça da Broadway “In The Heights”, criada por Lin-Manuel Miranda (o mesmo de “Hamilton”), “Em Um Bairro de Nova York” acompanha alguns personagens de uma comunidade latina no bairro de Washington Heights na cidade de Nova York. O protagonista é Usnavy (Anthony Ramos), dono de um mercado local que sonha em se mudar para Porto Rico e refazer o bar do falecido pai. Mas ele é apaixonado por Vanessa (Melissa Barrera), uma garota que trabalha em um salão de beleza mas sonha em se tornar figurinista. Temos também uma outra garota que retornou da universidade com novos planos, mas seu pai quer que ela volte e termine o curso.
Enfim, estas são apenas algumas tramas exploradas pelo texto escrito por Lin-Manuel Miranda, que utiliza a comunidade latina para falar essencialmente de sonhos, os sonhos de um grupo menos favorecido e recebidos com olhares grosseiros por diversos norte-americanos. Durante os anos 50 e 60, Nova York foi um centro migratório poderoso. Italianos, irlandeses, asiáticos e latinos se mudaram com planos de novas oportunidades e fincar raízes, mas entre estes, os latinos – com cor de pele mais escura – foram aqueles recebidos com maior agressividade. E Nova York foi se tornando uma cidade dividida, com cada comunidade se concentrando em regiões específicas.
“Em Um Bairro de Nova York” apenas trabalha superficialmente o assunto, mas ele está lá como pano de fundo. Lin-Manuel Miranda (que também atua no filme) cria um fábula sentimental sobre sonhos e a finaliza enfatizando a importância para esta comunidade dos EUA como lar (a música final é prova disso), e como seus descendentes, e agora eles, fazem também parte da história do país.
A direção de Jon M. Chu (“Podres de Rico”) é competente ao transpor a trama teatral para o cinema, e o diretor cria alguns momentos visualmente inspirados e envolventes. Mas não todos. Em minha opinião, “Em Um Bairro de Nova York” se estende além do necessário e possui sequências musicais que pouco agregam e poderiam ser facilmente cortadas – até por não serem tão boas também. Sem falar na quebra de ritmo em certas situações quando determinado personagem está cantando rap, e logo vem uma das atrizes protagonistas entoando outro ritmo, mais melancólico, e nos tira completamente da cena (e com uma voz fina de irritar os ouvidos e que não combina com o momento).
Enfim, a mensagem de “Em Um Bairro de Nova York” é extremamente positiva, bem intencional e importante. Como musical divide entre momentos extremamente empolgantes e divertidos, com outros arrastados e cansativos. Mas no saldo geral, é uma obra que vale a pena ser assistida.
Disponível nos cinemas.
In The Heights/EUA – 2021
Dirigido por: Jon M. Chu
Com: Anthony Ramos, Melissa Barrera, Leslie Grace, Olga Mereditz…
Sinopse: Em um Bairro de Nova York é a adaptação da peça homônima. O longa acompanha alguns dias de uma comunidade latina na periferia de Nova York. A partir do protagonista Usnavi (Anthony Ramos), dono de uma mercearia local, a história retrata um grupo em busca de seus sonhos.