Crítica: Escape Room 2 – Tensão Máxima (2021)
As melhores partes continuam sendo as salas de fuga, apesar de não serem tão empolgantes como as do primeiro filme
O primeiro “Escape Room”, lançado em 2019, surpreendeu ao explorar o conceito de escapar de um local através de pistas – um jogo que estava bastante popular antes da pandemia – e misturá-lo com um pouco de “Jogos Mortais”. O filme não possui o sadismo deste outro, mas mescla muito bem ritmo, tensão e diversão. Ao menos para mim foi um escape divertido com todos os exageros contidos na execução dos planos de cada um dos cenários de fuga – mas ei, é cinema, então faz parte.
Com o sucesso financeiro do primeiro a continuação era inevitável e com menos de dois anos ela chega aos cinemas. “Escape Room 2 – Tensão Máxima” encontra seus melhores momentos nas sequências onde os personagens precisam escapar das salas altamente tecnológicas e minimamente construídas para o jogo mortal, e ainda assim, tais momentos não conseguem ser tão inspirados e empolgantes como os do original.
Fora as salas de fuga, o filme continua a história sobre expor os responsáveis pela sala e acabar com o império sádico de apostas multimilionárias. O enredo poderia seguir caminhos diversos e mostrar com mais originalidade como funciona a logística deste submundo. Mas tudo aqui é superficial e caricato, com um vilão cheio de pose e um conflito familiar que não convence e pouco ajuda na identificação do público. Ao fim, soa ridículo e forçado – sem falar na ineficácia da polícia, mas enfim.
O saldo final é uma obra pensada às pressas e lançada para ganhar dinheiro fácil. Está cometendo o mesmo erro de “Jogos Mortais”, que se tornou franquia e passou a lançar filmes sem nenhuma preocupação narrativa ou inventividade. Infelizmente, pois o conceito de sala de fuga é bastante interessante.
Escape Room: Tournament oF Champions/EUA – 2021
Dirigido por: Adam Robitel
Com: Taylor Russell, Logan Miller, Thomas Cocquerel…
Sinopse: Em Escape Room 2, trabalhar em equipe é a única forma de encontrar pistas e resolver os mistérios para conseguirem escapar dos cômodos repletos de armadilhas e, principalmente, salvarem suas vidas.