Crítica: Exército de Ladrões – Invasão da Europa (2021) – Netflix
Quando Zack Snyder anunciou que um filme derivado de seu “Army of the Dead” já…
Quando Zack Snyder anunciou que um filme derivado de seu “Army of the Dead” já estava pronto e logo também seria lançado pela Netflix, particularmente, fiquei surpreso. Não somente pela confiança da Netflix em seu mundo de zumbis, mas também porque o filme coloca como protagonista um dos personagens mais esquecíveis e inexpressivos do péssimo “Army of the Dead” – possivelmente o pior filme dirigido de Snyder. Uma aventura cheia de furos, visual horrendo e zero beleza visual (algo que Snyder sempre apresentou em seus projetos anteriores).
Na trama, antes de entrar para o grupo de assaltantes liderados por Dave Bautista em “Army of the Dead”, aqui em “Exército de Ladrões” conhecemos Dieter (Matthias Schweighöfer) quando este tinha apenas uma vida de bancário monótona, mas devido às suas habilidades para abrir cofres ele é chamado por Gwendoline (Nathalie Emmanuel) para participar de um grupo de ladrões cujo plano é roubar alguns dos cofres mais superprotegidos da Europa.
Estrelado e também dirigido por Matthias Schweighöfer, “Exército de Ladrões” não possui a criatividade de outros filmes de assalto, aliás, requer ao longa justamente está destreza ao construir seus planos e conseguir através deles colocar o expectador preso no sofá de casa com os olhos fixados na televisão. Os assaltos não empolgam. Apesar do ritmo energético e da maneira “descolada” com que apresenta seus personagens, falta maior investimento nos assaltos para torná-los mais atraentes e divertidos.
Mas “Exército de Ladrões” está longe de ser uma porcaria como “Army of the Dead”. Schweighöfer surpreende por fugir dos estilos artísticos escolhidos por Snyder ao construir uma obra com fotografia cheia de cores e vida – e não aquela coisa sem foco e morta criada pelo próprio Snyder (ele foi também o diretor de fotografia daquela bomba) – , além de conseguir criar uma ação visualmente bonita e divertida de assistir.
“Exército de Ladrões: Invasão da Europa” não é nada marcante ou memorável, mas o filme consegue, dentro de suas intenções e objetivos, proporcionar uma diversão descompromissada. Ao menos aqui, Schweighöfer se mostra um diretor muito melhor do que o Zack Snyder de “Army of the Dead”.
Army of Thies/EUA – 2021
Dirigido por: Matthias Schweighöfer
Com: Matthias Schweighöfer, Nathalie Emmanuel, Stuart Martin, Ruby O. Fee…
Sinopse: Em Exército de Ladrões: Invasão da Europa, derivado de Army of the Dead, a vida do bancário Ludwig Dieter (Matthias Schweighöfer) passa por uma reviravolta quando Gwendoline (Nathalie Emmanuel), uma mulher misteriosa, o recruta para se juntar aos criminosos mais procurados do mundo e roubar uma série de cofres superprotegidos na Europa.