Crítica: Friends – The Reunion – HBO Max
Especial está disponível para assistir no HBO Max
Sou um tanto quanto chato com séries de comédia, e “Friends” era uma dessas que de tanto as pessoas falarem, nunca me interessei. Até que começou o surto da pandemia, a quarentena foi instaurada e ficamos alguns meses parados dentro de casa no começo de 2020. Foi aí que aproveitei para colocar muita coisa em dia, e “Friends” foi uma dessas investidas. Resultado? Gostei! O elenco tem química e carisma e possui juntos – o que é essencial para uma sitcom -, e principalmente Matt LeBlanc e Matthew Perry funcionam demais e com o passar das temporadas são, de fato, os menos chatos e cansativos.
Apesar de ter me divertido e gostado, “Friends” possui um sério problema de repetir excessivamente os dramas e as piadas. O vai e vêm de relacionamentos chega a ser cansativo e chato, além de soar repetitivo e menos engraçado quando se é feito por 10 temporadas. Mas a série não deixa de ter os seus méritos, e no geral me proporcionou um escape necessário para o momento, e foi gratificante.
Então, como reacender a chama no coração de quem estava com saudades de “Friends”? Bem, vamos fazer uma reunião do elenco no cenário onde era gravado a série! O resultado é pura nostalgia e um especial que é feito, exclusivamente, para quem é fã. Os atores falam sobre como eram as gravações, as vergonhas que já passaram nos bastidores, além de relembrarem alguns momentos icônicos da série.
Por um lado, é divertido criar dinâmicas e colocar o elenco para ler cenas encarnando os seus respectivos personagens, além de responder perguntas utilizando o mesmo game jogado no seriado (algo que o especial de “Um Maluco no Pedaço” deixou a desejar). Mas por outro lado, mesclar isso com o elenco sentado em um sofá sendo entrevistado por James Corden é um tanto quanto broxante. Particularmente, gosto de Corden, mas ele não tem absolutamente nenhuma relação com a série. Se era para criar o formato ‘talk show’ que fosse com algum ator coadjuvante do seriado (que aliás, são usados pessimamente ao longo do reencontro).
O mais irônico disso tudo é que James Corden, logo na semana seguinte, postou um vídeo no canal de seu programa entrevistando o elenco de Friends (uai, outra reunião tão rápida assim?). Particularmente, considero uma decisão muito cômoda e preguiçosa em utilizar um apresentador de talk show para entrevistar os atores, enquanto outras tantas participações marcantes que tivemos ao longo dos 10 anos de “Friends” nem foram lembradas. E as que são aparecem no melhor estilo ‘piscou perdeu’.
Friends: The Reunion/2021
Dirigido por: Ben Winston
Com: Jennifer Aniston, Courtney Cox, Lisa Kudrow, Matthew Perry, Matt LeBlanc, David Schwimmer, etc.