Seriado

Crítica: Hacks (1ª temporada) – HBO Max

Com 10 episódios de 30 minutos cada, seriado é estrelado por Jean Smart e Hannah Einbinder

(Foto: Reprodução/HBO Max)

Na trama de “Hacks”, acompanhamos Deborah Vance (Jean Smart), uma comediante veterana e famosa nos EUA que agora enfrenta a decadência e a falta de humor. Ela possui um contrato com um teatro em Las Vegas onde apresenta por anos o mesmo número, e tudo fica ainda mais instável quando recebe a noticia de que seu contrato com o local não será renovado. Para salvar a carreira, seu empresário envia uma jovem de Los Angeles chamada Ava Daniels (Hannah Einbinder), uma roteirista de comédia que recentemente foi cancelada por uma piada no Twitter e começou a ser rejeitada para novas oportunidades de trabalho. Deborah é a sua chance para faturar uma grana e voltar aos eixos.

Nos EUA, quando alguém chama outra pessoa de ‘Hack’ significa que este indivíduo é muito ruim em determinada função. O termo é mais usado com relação a escritores, essencialmente quando determinado profissional da área possui uma péssima escrita, ou ocasionou de lançar um péssimo material em texto.

O termo é uma brincadeira que não necessariamente reflete o talento das protagonistas de “Hacks” – que são boas no que fazem -, mas sim ao momento conturbado e extremamente crítico de suas carreiras. Deborah é uma veterana do humor que já não possui o mesmo impacto na comédia como em seus dias de juventude, e precisa encarar a realidade de um stand-up show a cada dia mais datado. Enquanto Ava também é uma roteirista que ainda não encontrou seu caminho, e um trabalho que realmente valorizasse o seu talento. Em meio a isso, o enredo do seriado vai desenvolver alguns conflitos familiares na vida de cada personagem, e aos poucos, uma interação que não foi recebida com muito entusiasmo no inicio – tanto por Deborah quanto por Ava -, aos poucos irá ganhar respeito, carinho e amizade.

Em uma visão geral, “Hacks” não possui uma história das mais originais ao trazer uma trama sobre duas pessoas que não se dão bem no começo, mas a convivência irá torná-las cada vez mais próximas. Por causa disso, existe certa previsibilidade nas resoluções de alguns conflitos, mas há outros caminhos – principalmente no desfecho -, que fogem da tentação de tornar tudo agradabilíssimo com a redenção das personagens (apesar de existir, sim, o melodrama do perdão, etc).

Mas “Hacks” é um acerto tão grande em escolha de elenco e desenvolvimento que a jornada é um deleite e totalmente prazerosa. Jean Smart é uma atriz veterana da televisão, e cinema, com enorme talento e que aqui ganha espaço para bilhar como protagonista. Ao lado da novata Hannah Einbinder (uma revelação!), as atrizes constroem uma relação essencial para o êxito do seriado, que em sua simplicidade, deixa aquele gostinho de quero mais no final.

Hacks Season 1/EUA – 2021

Total de episódios: 10

Duração: +/- 30 minutos

Criado por: Lucia Aniello, Paul W. Downs e Jen Statsky

Com: Jean Smart, Hannah Einbinder, Carl Clemons-Hopkins, Christopher McDonald…

Hacks - Série 2021 - AdoroCinema