Crítica: Harry Potter – De Volta a Hogwarts (2021) – HBO Max
Para um fã, qualquer novo material de um filme, ou série, ou música, ou novela,…
Para um fã, qualquer novo material de um filme, ou série, ou música, ou novela, é um agrado para o coração – ainda que não seja tão bom assim, mas um fã releva todos os defeitos e abraça com entusiasmo o produto. Não é uma ciência exata, mas trabalhar a nostalgia, a memória afetiva, é um dos pilares dos grandes estúdios para manter acesa a chama de franquia bilionárias como Star Wars, O Senhor dos Anéis, Harry Potter e por aí vai.
Faltando alguns meses para acabar o ano de 2021, a Warner Bros. anunciou o lançamento no HBO Max de um especial em comemoração ao aniversário de 20 anos da franquia Harry Potter no cinema, cujo primeiro filme, “A Pedra Filosofal”, estreou em 2001. Seguindo o modelo de outros reuniões de elenco da própria casa, como a de “Friends” e “Um Maluco no Pedaço”, este “Harry Potter: De Volta a Hogwarts” coloca na mesma sala o trio protagonista, traz vários atores coadjuvantes de peso da franquia (Ralph Fiennes, Helena Bohan Carter e etc, etc) e os quatro diretores que trabalharam nos filmes (Chris Columbus, Alfonso Cuarón, Mike Newell e David Yates) – e tudo isso acontecendo nos estúdios em Londres onde ocorreram parte das filmagens.
O atores de volta, a trilha sonora mágica e inesquecível de John Williams sempre presente, os cenários pomposos e todo a aquele clima de felicidade repleto de sorrisos, reencontros e lembranças das experiências de cada um ao longo de dez anos de trabalho em oito filmes no total. Talvez para quem está chegando agora como fã da franquia, ou para leigos que não conhecem tanto dos bastidores e vai assistir ao especial apenas por curiosidade, “Harry Potter: De Volta a Hogwarts” vai ser uma jornada divertida e curiosa. Já para os fãs, nada do que é apresentado ao longo de 1 hora e 40 minutos de duração é novidade.
Como dito no início deste texto, fã sempre vai relevar os problemas e, geralmente, vai receber com um sorriso no rosto qualquer novo material de algo que ama. Provavelmente, isto vai acontecer aqui. Mas avaliado secamente, “De Volta a Hogwarts” é um especial preguiçoso que parece um extra de DVD. Aliás, soa como uma colagem dos extras de todos os filmes mas resumido para criar um especial de quase duas horas. Nenhuma história aqui é nova e tudo já foi visto antes em algum lugar – Emma Watson revelando que quase saiu da franquia antes de “A Ordem da Fênix”? Notícia velha! Como foi estranho Watson e Rupert Grint se beijarem após anos de amizade? Yeees, pauta fria!!! Infelizmente, é uma reciclagem de obviedades maquiadas com todo o dinheiro e brilho de uma franquia bilionária.
Harry Potter 20th Anniversary: Return to Hogwarts/EUA – 2021
Dirigido por: Eran Creevy, Joe Pearlman e Giorgio Testi
Com: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint…