Crítica: King Richard – Criando Campeãs (2021)
Drama motivacional segue muito bem as regras do gênero e inspira com a história real das tenistas Venus e Serena Williams
Estrelado e produzido por Will Smith, “King Richard” é um filme biográfico inspirado na história de Richard Williams, pai das tenistas Venus e Serena Williams, e que ficou conhecido pela maneira nada convencional de lidar com a trajetória profissional de suas filhas, desde métodos nada convencionais de treinamento até uma visão clara do ‘plano’ criado para levá-las ao sucesso e transformá-las nas melhores tenistas do mundo.
Dirigido por Reinaldo Marcus Green, o filme segue a cartilha de cinebiografias com precisão, e desenvolve sua narrativa de maneira inspiradora e motivacional. O resultado é um filme equilibrado no melodrama e certeiro na maneira como constrói a imagem de King Richard, ao mesmo tempo um homem rigoroso com os treinamentos e estudos das filhas, mas também carregado de carinho e amor por elas. Diferente do que poderia se tornar, Richard é um personagem cativante, inspirador e que transmite confiança e segurança.
Daí temos o grande destaque do filme: Will Smith. O ator não recebe os devidos créditos em relação ao seu trabalho dramático, talvez pela imagem de astro de Hollywood e os diversos filmes de ação e ficção científica no currículo, quando embarca em trabalhos mais sérios o público não abraça tanto. Mas Smith possui não somente a presença cênica imponente de um astro, como é capaz de entregar papéis dramáticos convincentes e emocionantes (vide seu trabalho incrível em “À Procura da Felicidade” de 2007). Aqui, ele é o pai que faz de tudo pela família. O homem com um plano e determinado a alcançar os resultados que deseja. Nunca Richard se torna alguém grosseiro, antipático ou cansativo de acompanhar. Não somente o carisma de Smith, mas o enredo equilibra com maestria o melodrama e não permite o filme cair em algo exagerado ou cafona.
Surpreendente? Não. Revolucionário? Não. Mas nem precisa ser para valer a pena. “King Richard – Criando Campeãs” é uma aposta segura e inspiradora sobre a vida de duas garotas negras que saíram do gueto e antes da maior idade já eram uma das grandes no esporte. E muito disso por causa do esforço de um pai focado e determinado.
King Richard/EUA – 2021
Dirigido por: Reinaldo Marcus Green
Com: Will Smith, Demi Singleton, Aunjanue Ellis, Jon Bernthal…
Sinopse: King Richard: Criando Campeãs é um filme biográfico inspirado em Richard Williams, pai das famosas tênistas Serena Williams e Venus Williams. Destinado a fazer de suas filhas futuras campeãs de tênis, Richard (Will Smith) usa métodos próprios e nada convencionais, seguindo sua visão clara que construiu para as filhas Serena (Demi Singleton) e Venus (Saniyya Sidney). Determinado, o pai das garotas vai fazer de tudo para fazer com que elas saiam das ruas de Compton para as quadras do mundo todo.