Crítica: Mãe X Androides (2021) – Netflix
Tinha até potencial, e o final é até tocante, mas nada salva o filme do marasmo e péssima direção
Eu fui com bastante entusiasmo e interesse assistir “Mãe X Androides” (apesar deste título péssimo e nada vendável) por causa de Chloë Grace Moretz (que é uma atriz que gosto), pela temática pós revolta das máquinas e acompanhar a jornada deste casal em busca de um local seguro para o filho prestes a nascer.
Ainda que não apresente nenhuma novidada, sempre é possível se surpreender com clichês quando estes são bem escritos e desenvolvidos. Mas nada disto se aplica a este filme. A obra começa apresentando até bem a sua história, mas depois tanto a direção de Mattson Tomlin quanto o seu próprio roteiro são péssimos em manter o suspense, o drama, a tensão e, por fim, o interesse do expectador. Ao menos para mim é um filme que nunca ganha tração ou impulso que me faça torcer e temer pela vida dos protagonistas, pelo contrário, suas conversas fadigosas e a filmagem nada inspirada, por vezes amadora, só prejudicam.
Mas devo elogiar o final que entrega uma carga emocional realmente surpreendente, e tocante, em grande parte pela atuação da ótima Chloë Grace Moretz, em um momento à lá ‘A Escolha de Sofia’. Mas, infelizmente, a força deste final logo torna-se decepcionante ao lembrarmos da jornada desgastante, cansativa e arrastada até ali. A sensação é que não tinham dinheiro para mostrar um mundo apocalíptico, e por isso nada é muito exposto para o público. Mas ainda que fosse, é possível ser criativo, ousado e criar ótimas cenas de tensão mostrando pouco. E nem no drama o filme alcança uma nota mediana que nos ajude a se importar com aquele casal e sua jornada (assistam “Um Lugar Silencioso” e aprendam!).
Mother/Android/EUA – 2021
Dirigido por: Mattson Tomlin
Com: Chloë Grace Moretz, Algee Smith, Raúl Castillo…
Sinopse: Esperando seu primeiro filho, Georgia (Chloe Grace Moretz) e Sam (Algee Smith) são um casal em fuga de seu próprio país, que se encontra em meio a uma guerra inesperada com inteligências artificiais. Juntos, eles tem que enfrentar a Terra de Ninguém — a fortaleza da revolta android, na esperança de encontrar segurança antes que Georgia dê a luz.