Crítica: Mr. Corman (1ª temporada) – Apple TV+
Estrelado, produzido, escrito e grande parte dirigido por Joseph Gordon-Levitt, seriado está disponível para assistir no Apple TV+
Estrelado, produzido, escrito e grande parte dirigido por Joseph Gordon-Levitt, “Mr. Corman” é um seriado que c0meça de maneira promissora. Um drama sobre um professor de ensino fundamental com problemas de ansiedade, que após o término de um relacionamento e de não conseguir dar continuidade ao sonho de ser músico, se encontra em um momento de incertezas e inseguranças que tem afetado tanto sua relação com amigos quanto com sua família.
Gordon-Levitt ganhou o mundo com o espetacular “500 Dias Com Ela”, mas já tinha chamado a atenção de muitos na deliciosa comédia adolescente “10 Coisas Que Eu Odeio em Você”, e desde então se tornou um queridinho de Hollywood. Nunca se tornou aquele astro de grandes bilheterias, mas sempre foi um ator muito centrado e minucioso ao escolher seus trabalhos. Participou de grandes produções como “A Origem” e “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, estreou como diretor no interessante “Como Não Perder Essa Mulher” (onde também estrela), e atuou em outros ótimos filmes como “50%”, “Looper – Assassinos do Futuro”, “A Travessia”, “Snowden” e no mais recente “7500” (que infelizmente pouca gente viu – disponível no Amazon Prime).
Em “Mr. Corman”, Gordon-Levitt assume total responsabilidade em um projeto criado, escrito, produzido, estrelado e com 8 episódios (de um total de 10) dirigidos por ele. E Gordon-Levitt possui aquela vibe de cinema independente, aquele vigor e criatividade vistos, por exemplo, no próprio “500 Dias Com Ela”. O drama íntimo sobre inseguranças, lidar com sentimentos mal resolvidos do passado, começar novas relações e a convivência instável com a mãe são introduzidos logo nos dois primeiros capítulos, e Gordon-Levitt cria saídas extremamente criativas para mostrar a visão de seu personagem sobre algo (como a briga fora do bar ou a cena musical com a mãe). São sequências interessantes que quebram a monotonia de um drama contado de maneira tradicional.
Mas a série foi afetada pela pandemia, e não sei quais foram os percalços dos bastidores, porém, mais da metade em diante (principalmente nos três últimos capítulos), “Mr. Corman” perde completamente o rumo. A série abraça a realidade do COVID-19 de maneira abrupta e nitidamente fica claro o trabalho da produção em recriar novos episódios que usassem o mínimo de pessoas, e em cenários abertos, ou se fechados, com apenas um ator.
A produção não tem culpa da pandemia, e muitos foram pegos de surpresa por ela, mas a história começa a introduzir cada vez mais situações e personagens que destoam das relações e problemas trabalhados anteriormente, e tudo soa deslocado e pouco relevante (como, por exemplo, o episódio do protagonista em quarentena na casa da mãe ou quando este se reencontra com o pai problemático, interpretado por Hugo Weaving). Weaving faz um excelente trabalho pra variar, mas seu personagem pouco acrescenta ao todo, e olha que a relação entre pai e filho se mostra tão machucada que este deveria ser um personagem frequente desde o começo.
Mas ainda assim, “Mr. Corman” possui muitos méritos e vale bastante pelo evolução de Joseph Gordon-Levitt como realizador. Infelizmente, a Apple cancelou o seriado que tinha muito potencial de evolução. Talvez já pensando nesta possibilidade, o show se encerra de maneira fechada e com nosso protagonista entendendo a importância de se aproveitar o agora. Vale a pena conferir!
Mr. Corman Season 1/EUA – 2021
Total de episódios: 10
Onde assistir: APPLE TV+
Criado por: Joseph Gordon-Levitt
Com: Joseph Gordon-Levitt, Arturo Castro, Aracely Padilla, Debra Winger…