Cinema

Crítica: O Homem nas Trevas 2

Continuação perde a ambiguidade e muito da criatividade visual do original, e investe na trajetória de redenção do protagonista

(Foto: Divulgação)

O suspense “O Homem nas Trevas”, da Blumhouse e que foi lançado em 2016, é um suspense simplório em sua concepção mas muito eficiente em sua execução. É um trabalho essencialmente de câmera e iluminação que resulta em uma obra que pode não ser revolucionária, mas é competente em nos deixar angustiados e com os olhos fixados na tela. Dirigido por Fede Álvarez, o filme também consegue me deixar em constante conflito por nunca apresentar personagens previamente definidos. Não há heróis em “O Homem nas Trevas”, todos ali são errados e estão errados e isso traz uma ambiguidade extasiante. Revendo o filme hoje ele continua um ótimo exemplar do gênero.

Com um orçamento de apenas US $ 10 milhões e uma arrecadação mundial de US $ 157 milhões, o imenso sucesso e retorno financeiro, obviamente, possibilitaram a realização desta continuação – lançada cinco anos depois do original. Já nesta continuação, temos uma divisão mais delineada da natureza dos personagens. Norman, o velho cego protagonista, encarnado com excelência por Stephen Lang, se mudou da casa do primeiro filme e agora está cuidando de uma garotinha. Certo dia, um grupo aparece em sua residência querendo levar a menina. Existe razão para tal atitude, mas agora o filme coloca o homem cego em um papel de redenção e longe da ambiguidade existente no filme original. Aqui, ele não se considera um homem bom, mas deseja fazer algo bom.

A falta da ambiguidade torna tudo mais “preto e branco” e separa melhor a natureza de cada personagem – o que, em minha opinião, é um demérito. Também no quesito suspense, “O Homem nas Trevas 2” não exala a tensão do original e pouco oferece cenas realmente angustiantes como no anterior. Fede Álvarez não retorna como diretor (mas continua como produtor) e quem assume o posto é Rodo Sayagues, que apesar de não mostrar a mesma criatividade para a construção da tensão, ao menos busca manter a iluminação forte e destacável da fotografia que era um dos pontos fortes do primeiro filme.

“O Homem nas Trevas 2” está longe de ter a eficiência do filme original, e não é nada memorável, mas diverte dentro de suas limitações e encerra o ciclo de um personagem que encontra a redenção tão almejada. E Stephen Lang continua excelente.

Disponível nos cinemas. 

Don’t Breath 2/EUA – 2021

Dirigido por: Rodo Sayagues

Com: Stephen Lang, Stehanie Arcila, Madelyn Grace, Bobby Schofield…

Sinopse: O Homem nas Trevas 2 é a continuação oficial de O Homem nas Trevas. A história de um homem cego que aterroriza invasores de sua casa. A sequência se passa anos após a primeira invasão; quando Norman Nordstrom (Stephen Lang) vive isolado na tranquilidade de sua residência até que os pecados do seu passado voltam para cobrar seu preço.

Sony divulga pôster nacional de O Homem nas Trevas 2 - NerdBunker