Crítica: O Livro de Boba Fett (1ª temporada) – Disney+
Toda a temporada já está disponível no Disney+
Não sou um conhecedor assíduo de Star Wars. Nunca li os livros que expandem este universo criado por George Lucas, e também nunca vi nenhuma das séries animadas. Mas amo assistir aos filmes! Gosto bastante de toda a mitologia criada, e após o fracasso criativo que foi a última trilogia produzida pela Disney para o cinema, fiquei satisfeito por esta galáxia tão, tão distante ter reencontrado sua ‘magia’ com o lançamento de “The Mandalorian” – primeira série live-action de Star Wars.
Na segunda temporada de “The Mandalorian”, eles resgataram um personagem que pouco apareceu nos filmes clássicos, mas inexplicavelmente caiu na graça do público e se manteve forte no imaginário popular com o decorrer dos anos. Boba Fett era um assassino de aluguel à serviço do Império que teve uma morte brusca, mas, agora em sua própria série, temos um background que mostra como ele sobreviveu ao infortúnio e se desenvolveu como pessoa.
Não tenho nada contra o personagem, e também não tenho nada a favor também. Sou aberto para novas aventuras e possibilidades, e “O Livro de Boba Fett” mantém com charme a forte inspiração de Star Wars no faroeste, e abraça com força os clássicos conceitos do gênero. O protagonista quer erradicar pessoas más e prejudiciais de sua cidade recém adquirida, e daí em diante temos um cenário repleto de interesses e luta por domínio e poder.
“O Livro de Boba Fett” começa bastante interessante ao abraçar a simplicidade de uma história local e na construção do passado do protagonista, porém, da metade em diante, o show não sabe muito o que fazer com a história e o próprio personagem. A solução foi tirar o foco de Boba Fett e dedicar quase um episódio e meio ao Mandaloriano, interpretado por Pedro Pascal, e Grogu (ou popularmente conhecido como Baby Yoda). Diante disso, o show mostra como a jornada e os personagens de “The Mandalorian” rendem uma história muito melhor, e emocionalmente mais engajante, do que Boba Fett, que é jogado para escanteio e relegado a um papel de maneirismos e superficialidades – assim como tudo que envolve sua narrativa e outros personagens satélites. Temura Morrison não me incomoda como Boba Fett, apesar de ser, sim, um ator limitado e inexpressivo.
Ao fim, “O Livro de Boba Fett” até diverte, mas deixa um sabor amago na boca por dissipar suas atenções em caminhos que seriam muito melhores se Boba Fett fosse o foco. Mas parece que os próprios realizadores não acreditam muito na força do personagem. Por que eu deveria então?
The Book of Boba Fett Season 1/EUA
Número de episódios: 07
Criado por: Jon Favreau
Com: Temuera Morrison, Ming-Na Wen, Pedro Pascal, Danny Trejo…