Crítica: O Predador – A Caçada (2022) – Star+
O primeiro filme da franquia “O Predador” foi lançado naquele auge do cinema de ação…
O primeiro filme da franquia “O Predador” foi lançado naquele auge do cinema de ação testosterona dos anos 80, e trazia uma premissa bem simples: soldados deixados em uma floresta começam a ser caçados por uma criatura fora do comum. Com o sucesso do filme, óbvio que continuações foram feitas e sempre em uma tentativa ou de expandir a mitologia, ou de aumentar a dose épica do material. Nunca deu certo! Bem, até agora.
Este novo “O Predador: A Caçada” é o melhor filme da franquia desde o primeiro longa lançado em 1987 (se não melhor – aberto para debate) , e o filme resgata justamente a simplicidade do seu conceito: a caçada. Sempre objetivo e sem enrolações, o longa é um filme de sobrevivência, uma luta fervorosa para se manter vivo e se sobressair ao predador maior. E como o próprio nome em inglês (“Prey”) exemplifica, presa não são apenas os humanos contra o predador, mas somos todos nós em um mundo violento, em constante mudança e onde precisamos se impôr para não sermos “mortos” – literalmente ou não.
O roteiro escrito por Patrick Ailson e Dan Trachtenberg (também diretor) é inteligente ao situar a trama em 1739 – 300 anos antes do original -, acompanhando uma tribo de índios Comanche em uma época onde a civilização estava em seus primórdios no Novo Mundo. Um período onde o caçar era essencial para estes personagens, e onde a luta pela sovrevivência – e consequentemente sua casa – se tornaria ainda mais acentuada com a chegada de outros povos.
O cenário é perfeito por não ser tecnológico e não utilizar com frequência armas de fogo. Nossa protagonista, uma índia comanche guerreira chamada Naru, terá que utilizar suas habilidades de luta e estratégia para conseguir derrotar este inimigo voraz vindo do espaço. As cenas de ação são excelentes, construídas com impacto e tensão, possuem pouquíssimos cortes e entregam a disputa sangrenta e violenta do que se espera de uma batalha contra o predador.
Simples, eficaz, empolgante e envolvente, “O Predador: A Caçada” comprova que, em muitos casos, o menos é mais. Recomendado!
Prey/EUA – 2022
Onde assistir: STAR+
Dirigido por: Dan Trachtenberg
Com: Amber Midthunder, Michelle Thrush, Julian Black Antelope…
Sinopse: Neste prelúdio à história de Predador, O Predador: A Caçada é a história não contada de Naru, uma jovem guerreira altamente qualificada, desesperada para proteger seu povo do perigo iminente. Criada entre os maiores caçadores que vagavam pelas Grandes Planícies e confiante de que é tão capaz quanto os outros jovens caçadores, ela se propõe a proteger seu povo quando seu acampamento Comanche é ameaçado por uma criatura misteriosa. Ambientado no mundo da Nação Comanche no início de 1700, munida com armas primitivas, Naru persegue e finalmente confronta seu inimigo, que acaba sendo um predador alienígena altamente evoluído, com um arsenal tecnologicamente avançado, resultando em um confronto brutal e aterrorizante entre os adversários. Protegendo seu povo do predador que caça humanos por esporte, lutando contra a natureza, colonizadores perigosos, entre outros desafios, a jovem corajosa possui a força para enfrentar o que for necessário para manter seu povo seguro.