Streaming

Crítica: Operação Cerveja (2022)

“Operação Cerveja” é baseado no livro de Chick Donohue e J. T. Molloy intitulado “The…

“Operação Cerveja” é baseado no livro de Chick Donohue e J. T. Molloy intitulado “The Greatest Beer Run Ever: A Memoir of Friendship, Loyalty, and War” , e narra a história real do próprio Chick Donohue (Zac Efron) quando este decide em 1967 deixar Nova York para viajar até a zona de guerra no Vietnã e levar cerveja para seus amigos. 

A ideia de Chick para qualquer ser humano minimamente normal é estúpida, e caso não fosse inspirado por uma história real, a trama deste novo filme do diretor Peter Farrely (do ganhador do Oscar “Green Book – O Guia”) seria um prato cheio para uma comédia insana sobre a guerra e suas loucuras. O longa lida com o assunto de maneira cômica, sim, mas Ferrely aproveita para mesclar com momentos dramáticos e pincelar sobre as inverdades governamentais com relação a guerra e em como ela foi usada como ferramenta política para interesses maiores.

Ferrely é um cineasta que começou lá atrás ao lado de seu irmão Bobby Farrely e presentou o cinema com comédias geniais como “Debi e Loide” e “Eu, Eu Mesmo e Irene”. Em 2018 dirigiu o premiado “Green Book” e após o sucesso do filme, Peter continua sua carreira solo com este “Operação Cerveja” e sua aspiração por projetos mais sérios. Mas não menos leves. Farrely em filmes dramáticos opta por um estilo de narrativa clássico e convencional, e não foge muito das previsibilidades do formato. Aqui em “Operação Cerveja” ele entrega o óbvio, explora seus temas de maneira óbvia e faz o ‘arroz com feijão’ de maneira bem feita para propocionar uma experiência agradável, envolvente e nada além. 

Em sua simplicidade, “Operação Cerveja” é, de fato, envolvente. É um filme, acima de tudo, sobre amizade, empatia e aprender com os erros. É entender que toda história possui dois lados e que em muitos casos somos fanáticos em não enxergar o outro. A obra se sustenta tanto pela história inusitada de seu protagonista quanto pelo carisma de Zac Efron, que aqui tem chances de mostrar um pouco da sua veia dramática, mas sem deixar de lado o humor. Enfim, um filme simples e bom de assistir. Disponível no Apple TV+

The Greatest Beer Run Ever/EUA – 2022

Dirigido por: Peter Farrely

Com: Zac Efron, Russsell Crowe, Jack Picking, Kyle Allen…

Sinopse: Chick Donohue deixou Nova York, em 1967, para rastrear e compartilhar algumas cervejas com seus amigos de infância no Exército, enquanto eles estavam lutando no Vietnã.
Baseado em uma história real.