Crítica: Pam & Tommy (minissérie) – Star+
Quando Pamela Anderson foi apresentada ao mundo no seriado “Baywatch” em 1989, Hollywood parou com sua…
Quando Pamela Anderson foi apresentada ao mundo no seriado “Baywatch” em 1989, Hollywood parou com sua beleza, e desde então, a atriz se tornou um símbolo sexual da cultura pop. E não faltou conteúdo para manter os tabloides ocupados quando a atriz e modelo resolveu se casar com o roqueiro Tommy Lee, da banda Mötley Crüe, apenas 96 horas após tê-lo conhecido. Um relacionamento conturbado, selvagem e cheio de alvoroço, que foi bombardeado mais ainda quando uma fita íntima do casal foi roubada de sua casa e divulgada para o mundo – e se tornando, inclusive, a primeira sensação pornográfica do mundo virtual, que estava começando na época.
Criada por Robert Siegel, “Pam & Tommy” já se consolida como um dos projetos mais sensacionais deste ano de 2022. Com uma narrativa sempre pulsante e cheia de urgência, o show consegue falar sobre temas diversos, e explorar com o mesmo nível de tensão, cada um deles. A força emergente da internet, a indústria cultural como peça principal na criação de símbolos sexuais e o desenvolvimento de personagens complexos e repletos de falhas. Minha ressalva fica somente para a glorificação exacerbada de Pamela Anderson, que apesar de vítima de toda a polêmica da fita de sexo, é colocada como uma mulher inocente demais e apenas uma reatora aos comportamentos de todos ao seu redor (talvez o não consentimento de Pamela com a série tenha influenciado a criação de uma personagem mais angelical e, em certa medida, perfeita demais).
Mas ainda assim, “Pam & Tommy” é uma jornada singular e sem freios à um mundo de interesses, ambições e vingança. As atuações também merecem aplausos. Seth Rogen se encaixa maravilhosamente bem em um personagem bem estilo Seth Rogen, mas o grande destaque fica por conta das transformações magistrais de Sebastian Stan em Tommy Lee e Lily James em Pamela Anderson. Ambos imensamente parecidos e com um trabalho de maquiagem memorável, mas sem deixar de lado a entrega dramática essencial para tornar seus personagens figuras identificáveis, e humanas – mérito este tanto dos atores quanto do ótimo roteiro.
Pam & Tommy/EUA
Número de episódios: 08
ONDE ASSISTIR: Star+
Com: Lily James, Sebastian Stan, Seth Rogen, Nick Offerman…
Sinopse: Baseada em uma história real, Pam & Tommy segue o turbulento relacionamento de Pamela Anderson (Lily James), atriz conhecida por seu trabalho na série Baywatch, e de Tommy Lee (Sebastian Stan), baterista da banda Mötley Crüe. O romance começou em 1995, quando os dois resolveram se casar 96 horas (ou quatro dias) depois de terem se conhecido. No mesmo ano, o casal estampou tablóides do mundo inteiro com uma sex tape de sua lua de mel que acabou roubada e distribuída para o público pelo ex-ator pornô Michael Morrison (Nick Offerman) e seu amigo Rand Gauthier (Seth Rogen). Primeiro vídeo viral de todos os tempos, a tal gravação desencadeou um dos maiores escândalos sexuais da década de 90, lembrado até hoje. O vazamento da fita afetou imediatamente a carreira de Anderson que ficou marcada pelo escândalo e reduzida apenas a uma sex symbol, sendo sempre oferecida papéis que focavam em sua sensualidade. A empresa responsável pelo vazamento foi processada por Pamela e Tommy, resultando em um acordo confidencial que permitiu ao Internet Entertainment Group veicular, novamente, a fita para assinantes de seus sites.