Crítica: Piratas do Caribe – No Fim do Mundo (2007) – Especial PDC
Longa-metragem foi dirigido por Gore Verbinski
“Piratas do Caribe – No Fim do Mundo” marca o fim da trilogia desenvolvida pelo diretor Gore Verbinski, e que começou em 2003 com “A Maldição do Pérola Negra”. Tanto o segundo quanto este terceiro filme foram produzidos simultaneamente, com roteiro deste último incompleto e em processo de desenvolvimento durante as filmagens.
Como consequência, “No Fim do Mundo” mantém a grandiosidade épica da franquia, mas derrapa em uma história em muitos momentos confusa e cheia de idas e vindas desnecessárias. Gravar dois filmes de uma vez é uma prática comum em Hollywood, realizada para diminuir gastos e ganhar tempo (com os três filmes de “O Senhor dos Anéis” foi assim), mas quando não há uma ideia clara do objetivo de sua narrativa, muita coisa pode ficar perdida pelo caminho. Este terceiro longa possui algumas sequências desnecessariamente estendidas, outras sem uma explicação “plausível” para a fantasia dentro da própria história e a duração é longa sem necessidade.
No entanto, “No Fim do Mundo” mantém o mesmo espírito de aventura com comédia característicos da franquia, e entrega visuais lindos e sequências de ação grandiosas e memoráveis. Uma das grandes qualidades do diretor Gore Verbinski ao longo dos três primeiros filmes (os seguintes ele não participa) é justamente seu olho para criar enquadramentos instigantes, e conseguir captar toda a beleza da mise-en-scène. Além de dirigir ação com um pulso e ritmo notáveis, proporcionando momentos singulares e inesquecíveis (destaque para o clímax no redemoinho ou a morte de Lord Cuttler Beckett, da Companhia das Índias Orientais).
Com todos os seus defeitos, “Piratas do Caribe – No Fim Mundo” soa como o fim de uma trilogia e continua um divertidíssimo e prazeroso filme de aventura.
Pirates of the Caribbean: At World’s End/EUA – 2007
Dirigido por: Gore Verbinski
Com: Johnny Depp, Orlando Bloom, Keira Knightley, Geoffrey Rush, Bill Nighy, Tom Hollander, Kevin McNally, Stellan Skarsgård…
Sinopse: O lorde Cuttler Beckett (Tom Hollander), da Companhia das Índias Orientais, detém o comando do navio-fantasma Flying Dutchman. O navio, agora sob o comando do almirante James Norrington (Jack Davenport), tem por missão vagar pelos sete mares em busca de piratas e matá-los sem piedade. Na intenção de deter Beckett, Will Turner (Orlando Bloom), Elizabeth Swann (Keira Knightley) e o capitão Barbossa (Geoffrey Rush) precisam reunir os Nove Lordes da Corte da Irmandade. Porém falta um dos Lordes, o capitão Jack Sparrow (Johnny Depp). O trio parte para Cingapura, na intenção de conseguir o mapa que os conduzirá ao fim do mundo, o que possibilitará que Jack seja resgatado. Porém para conseguir o mapa eles precisarão enfrentar um pirata chinês, o capitão Sao Feng (Chow Yun-Fat).