Seriado

Crítica: Schmigadoon! (1ª temporada) – Apple TV+

Seriado até tenta ironizar e brincar com o gênero musical, mas acaba se levando muito a sério

(Foto: Reprodução/AppleTV+)

Quem me conhece sabe que gosto muito de musicais. Muitos detestam por não aguentar tanta cantoria, e outros não compram a ideia de pessoas começando a cantar de repente no meio da rua (como se super-heróis existissem, não é mesmo?). “Schmigadoon!” é uma série original do Apple TV+ que coloca um casal (Keegan-Michael Key e Cecily Strong) dentro de um mundo lúdico e fantástico de um musical à lá Hollywood anos 50 e 60 para trabalhar a relação. A situação mágica irá forçar ambos a sair da zona de conforto e olhar para dentro si e encontrar maneiras de ser um companheiro melhor para o outro.

O cenário musical é propositalmente falso com a intenção de referenciar os antigos filmes gravados em estúdio e deslocar os protagonistas para um universo totalmente surreal, e ao mesmo tempo ironizar os musicais que reforçam esta ideia romântica de um relacionamento perfeito e cinematográfico. A cada resolução de problemas é uma música. A cada momento de felicidade é uma música. A cada declaração de amor é uma música. Tudo criado para mostrar um mundo que não condiz com a realidade, e brincar com este gênero tão popular – principalmente da Hollywood de Ouro com os clássicos filmes do gênero estrelados por Fred Astaire, Gene Kelly e por ai vai.

Em minha opinião, falta a “Schmigadoon!” mais acidez em seu humor, e mais criatividade tanto nos números musicais quanto em suas intenções de brincar com o gênero. O seriado acaba se levando a sério e os números musicais nunca alcançam um efeito memorável. As danças, as músicas e todas as coreografias soam padronizadas e tediosas, e em alguns casos parece que os atores aprenderam no mesmo dia a coreografia.

Não sei se era a intenção, mas o show faz questão de provar que uma vida musical seria completamente insuportável, mas para a crítica surtir efeito, injetar mais ironia e metalinguagem tornaria a série uma paródia bem mais divertida e engraçada de assistir. Uma vida musical pode ser chata, mas o seriado não precisava ser assim também.

Schmigaadoon! (Season 1)/EUA – 2021

Total de episódios: 06

Onde assistir: APPLE TV+

Com: Keegan-Michael Key, Cecily Strong, Dove Cameron, Alan Cumming, Kristin Chenoweth…

Sinopse: Produção original do Apple TV+, Schmigadoon! acompanha Josh (Keegan-Michael Key) e Melissa (Cecily Strong), um casal que decide embarcar em um mochilão para dar uma nova chance ao seu relacionamento. Durante a viagem, porém, eles descobrem uma cidade mágica onde o tempo parece ter parado. Lá, os habitantes se comportam como se estivessem em um constante musical dos anos 40. Presos nesse lugar, Josh e Melissa não vão conseguir sair enquanto não encontrarem o “amor verdadeiro”. Uma série criada por Cinco Paul e Ken Daurio, dupla conhecida por animações de sucesso como “Meu Malvado Favorito”, “Pets – A Vida Secreta dos Bichos”, “O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida” e “Horton e o Mundo dos Quem”.

Dove Cameron Brasil (fã-clube) on Twitter: "Pôster promocional de ' Schmigadoon'!… "