Crítica: Sem Remorso | Amazon Prime
Estrelado por Michael B. Jordan, filme é um desperdício de ótimo ator com ação e enredo genérico
John Clancy é outro personagem conhecido do autor Tom Clancy, criador de Jack Ryan. Mas diferente deste último, Clancy nunca foi tão popular e sempre foi reconhecido por ser coadjuvante dos filmes de Jack Ryan. Já foi interpretado por Willen Dafoe em “Perigo Real e Imediato” (estrelado por Harrison Ford) e por Liev Schreiber em “A Soma de Todos os Medos” (estrelado por Ben Affleck) – em ambos os casos com Ryan de protagonista.
Eis então que a Amazon Prime Vídeo resolve criar um filme de origem do personagem e, quem sabe, originar uma franquia de ação que desperte a atenção dos expectadores. Mas não é uma tarefa fácil, e acho difícil “Sem Remorso” cair no gosto do público.
Primeiro por não ter nenhum tipo de criatividade na ação e nada que lhe faça ser visualmente instigante ou diferente para a plateia. Tudo em “Sem Remorso” é mais do mesmo e sem graça. Um episódio genérico de Jack Ryan mas com John Kelly (a.k.a John Clancy) de protagonista.
Logo nos primeiros minutos de filme, quando somos apresentados aos personagens, fica evidente quem são os mocinhos e vilões e quais serão as ‘reviravoltas’ do roteiro. E já que não temos cenas de ação criativas e inspiradas, o clichê pesa, e pesa bastante. Sempre gosto de usar como exemplo o recente filme “Resgate” da Netflix e estrelado por Chris Hemsworth. A trama é totalmente previsível e clichê, mas as cenas de ação são tão espetaculares e ousadas que relevamos as previsibilidades e embarcamos na aventura. Não temos isso aqui.
Infelizmente, “Sem Remorso” é um desperdício de tempo e de um ótimo ator como Michael B. Jordan – que merecia algo melhor.
Tom Clancy’s Without Remorse/EUA – 2021
Dirigido por: Stefano Sollima
Com: Michael B. Jordan, Jamie Bell, Guy Pearce…
Sinopse: Sem Remorso conta a história de John Kelly (Michael B. Jordan), um oficial de elite da Marinha. Quando um esquadrão de soldados russos mata sua esposa grávida em retaliação ao seu papel em uma operação ultrassecreta, ele persegue os assassinos a todo custo. Unindo forças com um companheira da marinha (Jodie Turner-Smith) e um sombrio agente da CIA (Jamie Bell), a missão de Kelly involuntariamente expõe uma conspiração secreta que ameaça envolver os EUA e a Rússia em uma grande guerra. Dividido entre a honra pessoal e a lealdade ao seu país, Kelly deve lutar sem nenhum remorso contra seus inimigos se quiser evitar um desastre e expor as figuras poderosas por trás da conspiração. Inspirado no livro de Tom Clancy, parte do universo de Jack Ryan.