Cinema

Crítica: Sempre em Frente (2021)

Originalmente de 2021, longa-metragem com Joaquin Phoenix, enfim, chega aos cinemas brasileiros

(Foto: Divulgação)

Qual a visão de uma criança do mundo? Como ela encara, e entende, os desafios tanto externos quanto os da própria casa? E o adulto? Como este está preparado para a responsabilidade de ter filhos? Duas realidades com perspectivas e vivências distintas, mas que nas mãos do diretor Mike Mills ganha significado de aprendizado, auto-avaliação e empatia neste filme singelo estrelado por Joaquin Phoenix e a revelação Woody Norman.

Phoenix interpreta Johnny, um jornalista de rádio que está viajando pelos EUA para entrevistar crianças sobre seus pensamentos, e perspectivas, a respeito de suas vidas e do futuro do planeta. Mas uma situação o faz ficar encarregado do sobrinho Jesse (Norman), e durante o período que ficarão juntos, Johnny irá entender melhor a mentalidade do garoto, e aprender a enchergar o mundo, e a si mesmo, com um pouco mais de entusiasmo.

“Sempre em Frente” poderia muito bem cair em clichês fáceis ao acompanhar este tio e sobrinho durante viagens pelos EUA – e se isto fosse já valeria a pena pelas atuações formidáveis de Phoenix e Norman -, mas, felizmente, o longa também escrito por Mills é um ‘road movie’ sóbrio e equilibrado que lida sutilmente com responsabilidades e escolhas de vida, ao mesmo tempo em que explora a convivência de um tio e sobrinho enquanto eles irão encontrar no carinho um do outro, um melhor entendimento sobre afeto, respeito, amor e paternidade, e também lidar com ressentimentos e angústias que afligem ambos.

A mudança atinge em cheio, principalmente, o persongem de Phoenix, que ao conviver com uma criança energética e sem medo de perguntar sobre a vida, irá compreender que nada é mais importante do que cuidar primeiro da nossa casa, do nosso coração, para depois almejar melhorar o mundo.

C’mon C’mon/EUA – 2021

Dirigido por: Mike Mills

Com: Joaquin Phoenix, Woody Norman, Gaby Hoffmann, Scott McNairy…

Sinopse: Johnny é um jornalista de rádio que viaja pelo país entrevistando várias crianças sobre seus pensamentos a respeito de seu mundo e seu futuro. Em seguida, Johnny está encarregado de cuidar de seu jovem sobrinho Jesse. Jesse traz uma nova perspectiva e, conforme eles viajam de um estado para outro, logo Johnny começa a olhar o mundo de outra forma.

C'mon C'mon (2021) - IMDb