Cinema

Crítica: Spirit – O Indomável (2021)

Filme é uma nova versão da história que já teve um filme - muuuito melhor - lançado pela própria Dreamworks em 2002

(Foto: Reprodução/Dreamworks)

“Spirit – O Corcel Indomável”, lançado em 2002, é uma animação – infelizmente – pouco lembrada mas é uma obra cheia de coração e emocionante que se passa no Velho Oeste norte-americano e traz em sua narrativa uma interessante abordagem do processo civilizatório e o impacto deste sob seus personagens. Quase 20 anos depois, a Dreamworks lança esta nova repaginação de Spirit, agora em total animação 3D mas com um resultado muito, mas muito distante daquele objetivo pela obra original.

Além do visual feio e uma animação que lembra mais os filmes da Barbie com personagens engessados e nitidamente pouco trabalhados – algo de se espantar vindo da Dreamworks, que é uma empresa grande de animação -, o filme possui enredo besta que aposta em escolhas seguras e em situações tão excessivamente infantilizadas que talvez só crianças de até cinco anos irão se interessar pelo projeto.

Lembro da ousadia da animação de 2002 ao começar a história com cavalos não falantes, sem humanos presentes, e ainda assim alcançar um resultado emocionante que nos fazia imediatamente se identificar e torcer por aqueles animais – tudo através de expressões, música e imagem.

Neste novo filme, tudo começa com uma menina insuportável chamada Lucy Prescott que se muda para uma cidade pequena para morar com o seu pai, e lá começa a fazer amizade com um cavalo selvagem. Na intenção de ajudar o animal a retornar para sua família, a garotinha vai se deparar com muitas aventuras – incluindo um grupo de bandidos que desejam capturar os cavalos. Mas tudo transmitido sem beleza, sem emoção ou um desenvolvimento que nos coloque absortos na cadeira do cinema torcendo pelos personagens. Quer assistir Spirit? Procure a animação 2D de 2002 e prepare o coração!

Disponível nos cinemas. 

Spirit Untamed/EUA – 2021

Dirigido por: Ennio Torresan Jr.

Vozes no original: Isabela Merced, Julianne Moore, Jake Gyllenhaal

Sinopse: Em Spirit – O Indomável, acompanhamos a vida da pequena Lucky Prescott. Quando ela se muda para uma pequena cidade fronteiriça, junto com o seu pai, Lucky acaba fazendo amizade com um cavalo selvagem chamado Spirit. Com o objetivo de levá-lo até a sua família, ela embarca em altas aventuras.

Spirit - O Indomável - Filme 2021 - AdoroCinema