Crítica: Stranger Things (4ª temporada) – Netflix
Haja coração!
Chegamos ao final da 4ª temporada de “Stranger Things” e, mais uma vez, os Irmãos Duffer entregaram um show conciso, divertido e que consegue tanto ser uma ode aos anos 80, quanto um seriado carregado de personagens interessantes e emocionalmente identificáveis.
Nesta nova temporada, o show apresenta um vilão humanóide que se difere do que havia sido apresentado até agora na série, mas tudo será explicado e se encaixará em um contexto maior que serve para expandir até menos a fantasia daquele mundo, e mais a conexão emocional de seus personagens.
Também diferente das temporadas anteriores, este quarto ano foge das regras restritivas de criar episódios cronometricamente pensados, e entrega capítulos que vão desde 1h15 até 2h20 de duração. É um molde atípico para o formato de série, mas que, principalmente nos dois episódios finais são compensados com ritmo e intensidades épicas que fazem valer cada minuto.
Não é um show perfeito, e sempre quando existe divisão excessiva de núcleos no roteiro, é inevitável que algum deles não tenha a mesma eficácia dos demais e seja responsável por quebrar o clima do show (o resgate de Hooper na Rússia é um exemplo). Assim como outras conveniências de roteiro que são, geralmente, habituais em obras de fantasia, com personagens conseguindo saídas fáceis para problemas aparentemente complicados.
Mas ao fim, tudo isto é compensando por uma direção energética, uma produção estilosa e visualmente atraente, e um show que nos lembra das melhores aventuras do cinemão antigo (e também comtemporâneo), onde a ação vale a pena, temos diversas cenas icônicas, um suspense delicioso que pende muito para aquele terror oitentista à lá Stephen King, mas, acima de tudo, os personagens continuam o centro emocional da narrativa.
O gancho deixado pela cena final promete uma 5ª temporada ainda mais épica, e que aliás, será a última (ao menos com esta história e este elenco). Particularmente, estou bastante ansioso para voltar à Hawkins e fazer parte da experiência de assistir a guerra final contra o Mundo Invertido. Haja coração!
Stranger Things (4ª temporada) – 2022
Criado por: Matt Duffer e Ross Duffer
Número de episódios: 09
Onde assistir: NETFLIX
Com: Millie Bobby Brown, Finn Wolfhard, Winona Ryder, David Harbour, Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin, Matthew Modine, Sadie Sink…