Cinema

Crítica: Tenho Medo Toureiro | Amazon Prime

Augusto Pinochet é conhecido como um dos maiores ditadores que a América do Sul já teve.…

Augusto Pinochet é conhecido como um dos maiores ditadores que a América do Sul já teve. Assumiu o poder com um golpe em 1973 e por 17 anos liderou o Chile com mão ferrenha, e perseguindo com violência os opositores ao seu governo. Socialistas, defensores da democracia, toda e qualquer possível ameaça ao seu poder era motivo para tortura ou morte. Foram em torno de 3 mil mortes e 40 mil pessoas torturadas ao longo da ditadura, que foi encerrado em 1990.

“Tenho Medo Toureiro” se passa em 1986 e utiliza como pano de fundo os últimos anos do governo Pinochet. Os opositores cresciam e planejam matar o ditador, enquanto conflitos cada vez mais intensos entre as forças armadas do governo e a oposição emergiam com força pelo país.

Adaptação do livro escrito por Pedro Lemebel – conhecido por ser um dos mais polêmicos opositores a Pinochet -, a trama de “Tenho Medo Toureiro” acompanha uma travesti já velha, solitária e que vive uma vida miserável em um Chile mergulhado na extrema pobreza. Certo dia, ela conhece um membro da resistência que inicialmente a convence usar sua casa para esconder materiais da causa, até que aos poucos vai se apaixonando por ele.

Dirigido por Rodrigo Sepúlveda, “Tenho Medo Toureiro” é interessante por se aprofundar em personagens frequentemente esquecidos e colocados de lado pelos governos extremistas. Se as mulheres já eram perseguidas na época de Pinochet, o que dizer das travestis? Esta ambientação com personagens renegados à subempregos (ou nem isso) e prostituição, é um ponto de partida pontual e tocante da história. A atuação de Alfredo Castro é um colosso.

Mas falta ao filme maior ousadia ao explorar os bastidores daquele mundo, e utilizar o contexto político do período com maior impacto nas ações dos protagonistas. O envolvimento amoroso não convence tanto, e a parte política é deixada apenas como pano de fundo enquanto pouco vemos dos conflitos sangrentos e da violência policial nas ruas.

Disponível para assistir no Amazon Prime Vídeo, “Tenho Medo Toureiro” pode não ser um drama perfeito ou dos mais impactantes sobre a ditadura de Pinochet, mas há qualidades que o fazem merecedor de ser visto.

Tengo Miedo Tourero/CHILE – 2020

Dirigido por: Rodrigo Sepúlveda

Com: Alfredo Castro, Leonardo Ortizgris, Julieta Zylberberg…

Sinopse: Adaptação para o cinema do livro de Pedro Lemebel, talvez o escritor mais polêmico e transgressor que surgiu nos últimos anos do Chile sob Augusto Pinochet. Ambientado na primavera de 1986, com o controle perdedor de Pinochet do Chile, conta a história de La Loca del Frente, uma travesti envelhecido, solitário, loquaz e fisicamente miserável que mora em um bairro pobre de Santiago, ouvindo boleros para afogar o barulho de tiros e policiais lá fora. O romance narra paralelamente a história de amor entre La Loca e um membro da resistência armada a Pinochet que está preparando o ataque de verdade (vida real) de 1986 ao ditador, ao mesmo tempo em que relata o casamento sem alma de Pinochet.

Tengo miedo torero (2020) - Filmaffinity