Seriado

Crítica: The Dropout (minissérie) – Star+

A história de “The Dropout” é tão absurda que nem parecer ter, de fato, acontecido…

A história de “The Dropout” é tão absurda que nem parecer ter, de fato, acontecido na vida real. A minissérie disponível no Star+ e estrelada por Amanda Seyfried, conta a história de Elizabeth Holmes e sua trajetória de sucesso ao fundar uma empresa de biotecnologia chamada Theranos, e em como se tornou uma das mais amadas e queridas empresárias do Vale do Silício antes dos trinta anos. Ela foi capa das revistas mais renomadas do mercado, foi agraciada com honrarias de algumas das principais universidades norte-americanas e sem falar dos inúmeros investimentos que recebeu elevando o valor de sua marca para bilhões.

A Theranos foi uma startup criada com a promessa de revolucionar a realização de exames médicos. A empresa era um laboratório de exames de sangue, que prometia uma técnica revolucionária de coleta de material e entrega de resultados, tudo muito prático, rápido e com apenas uma gota de sangue. Segundo Holmes, o aparelho seria capaz de detectar de tudo: de câncer a alto colesterol. A ideia no papel era ótima, mas a tecnologia prometida pela Theranos não existia, e estava longe de chegar ao patamar de eficácia que tanto se pregava. A partir de certo momento, a mentira tornou-se a pedra fundamental da Theranos. A empresa ameaçava funcionários, impedia a inspeção dos laboratórios e nunca entregava o produto que tanto prometia. E ao mesmo tempo, exames testes eram realizados em pessoas com resultados incorretos e imprecisos, no entanto, a empresa acobertava e mentia para manter as aparências.

Em tempos onde o mundo está tão conectado, e onde o mercado é repleto de empresas de tecnologia poderosas, a história de Elizabeth Holmes é absurda por ter durado o tempo que durou, e por ter conseguido iludir diversos investidores a continuar insistindo na empresa. Diferente de seriados como “Super Pumped” ou “WeCrashed” – onde temos também CEOs megalomaníacos e egocêntricos, porém, carismáticos e com intenções de entregar algo de qualidade -, aqui em “The Dropout” Elizabeth Holmes é uma figura estranha, antipática e a cada episódio sua insistência em acobertar as mentiras, e continuar mentindo, só a tornam ainda mais irritante e uma vilã que faz o público torcer por sua derrota. O show faz o que pode para torná-la mais humana, e identificável, mas o texto não a faz menos negligente e desonesta.

E tudo isto culmina na atuação magistral de Amanda Seyfried, que encarna com um olhar psicótico esta personagem difícil e desprovida de carisma. Seyfried não mede esforços e ao fim estamos com absoluto desdém e nojo de sua pessoa (mérito do próprio show e da atriz!). Sem dúvida é um de seus trabalhos mais pungentes e ousados, em um seriado sucinto, empolgante e memorável. Uma ótima entrada para o público se interessar mais ainda por esta história vexaminosa que fez muita gente de otário. Recomendado!

The Dropout (minissérie) – 2022

Criado por: Elizabeth Meriwether

Total de episódios: 08

Onde assistir: STAR+

Com: Amanda Seyfried, Naveen Andrews, Michel Gill, William H. Macy, Elizabeth Marvel, Sam Waterston, Stephen Fry…