Streaming

Crítica: Tico e Teco – Defensores da Lei (2022) – Disney+

Longa-metragem é acertivo no humor cheio de metalinguagem e easter eggs

(Foto: Disney)

É sempre um prazer quando determinado filme consegue trazer referências de outras obras dentro de sua trama. Principalmente, quando estas referências – ou os intitulados easter eggs – são usados sem comprometer a narrativa principal. Obras como “Uma Cilada Para Roger Rabbit”, “Jogador Nº 1” e “Detona Ralph” são alguns exemplos de filmes onde as referências não comprometem o essencial, mas colaboram para uma experiência divertida e gratificante.

“Tico e Teco – Defensores da Lei” segue o modelo de filmes híbridos live-action com personagens animados usados em inúmeras adaptações de desenhos clássicos, como “Zé Colmeia”, “Garfield”, “Pica-Pau”, “Looney Tunes” e o recente “Tom e Jerry”. Mas diferente destes outros projetos citados, “Tico e Teco” surpreendente por conseguir trazer uma sensibilidade nostálgica que torna sua narrativa não somente uma jornada divertida e satisfatória para os fãs dos personagens – e crianças -, como é também um filme que se inspira nos longas policiais noventistas para entregar uma aventura sobre amizade e confiança, mas também repleta de easter eggs dos mais diversos estúdios.

Aliás, as piadas e referências ao mundo do cinema são inúmeras. O filme brinca de maneira genial com a versão rejeitada pela internet do Sonic live-action – antes do estúdio acatar as reclamações e reformular o personagem -, e também referencia personagens não somente da Disney, mas da Dreamworks, Paramount e de outros estúdios com propriedades intelectuais conhecidas da cultura pop.

“Tico e Teco – Defensores da Lei” também brinca muito com a metalinguagem. O roteiro se passa em um mundo onde humanos co-existem com animações, e onde os personagens populares que conhecemos são ‘atores’, e muitos perderam a fama após ficarem velhos e serem rejeitados pela indústria. O texto é esperto ao realizar sutis comentários à própria Disney e à industria audiovisual como um todo. Tudo de maneira esperta, engraçada e sem perder o foco central dos protagonistas.

Divertido, bem feito e despretensioso, “Tico e Teco: Defensores da Lei” é feito principalmente para o público infantil, e vai agradar a criançada. Mas também possui a nostalgia sob medida para afagar o coração dos mais velhos. Recomendado!

Chip n’ Dale: Rescue Rangers/EUA – 2022

Dirigido por: Akiva Schaffer

Com: Andy Samberg (voz), John Mulaney (voz), Kiki Layne, J. K. Simmons (voz), Will Arnett (voz), Eric Bana (voz)…

Sinopse: Depois de fazerem sucesso na série Tico e Teco os Defensores da Lei, os protagonistas Tico e Teco foram esquecidos. Anos mais tarde, a dupla retorna quando Teco recebe uma cirurgia computadorizada e pede ajuda para Tico. Reunidos, a dupla vai em busca dos outros integrantes do grupo, onde cada um deles tem um vício diferente por conta da fama.