Crítica: Val (2021) – Amazon Prime
Estreou recente no Amazon Prime Vídeo o documentário “Val”, um filme sobre o ator Val…
Estreou recente no Amazon Prime Vídeo o documentário “Val”, um filme sobre o ator Val Kilmer que nos últimos anos foi diagnosticado com câncer na garganta e hoje precisa da ajuda de um aparelho inserido em seu pescoço para conseguir falar. Kilmer foi um dos grandes astros de Hollywood nos anos 90, um sujeito alto, com rosto quadrado e pinta de galã, o ator atuou em sucessos como “Top Gun – Ases Indomáveis”, “Willow”, “The Doors”, “Tombstone”, “Fogo Contra Fogo” e já foi até o Batman no cinema no filme “Batman Eternamente”.
Talvez por sua beleza, Kilmer, geralmente, era chamado para estrelar filmes de ação ou obras em que ele não tinha a oportunidade de mostrar suas habilidades como ator. Apaixonado por cinema e atuação, neste documentário descobrimos sua paixão por filmagem e por gravar os momentos de sua vida. O ator possui um galpão enorme repleto de fitas e películas com cenas inéditas ao público, que vão desde sua infância até os bastidores de muitos de seus filmes.
Diante disso, “Val” é um documentário rico em material de arquivo, e nele temos vislumbres de sua paixão pelo teatro, por escrever, pela família, e também temos cenas de bastidores de alguns de seus filmes de maior sucesso, e outros nem tanto, mas que Kilmer faz questão de relatar sua experiência. O ator fala sobre a frustração ao atuar como Batman, fala sobre a difícil produção de “A Ilha do Dr. Moreau” – ao lado de um já velho e problemático Marlon Brando -, de como conseguiu o papel de Jim Morrison em “The Doors” e por ai vai. São curiosidades interessantes que também mostram o lado nada glamoroso da indústria hollywoodiana.
Meu único problema com “Val” é justamente a superficialidade com que o documentário trata certos temas mais pessoais ao ator, e pouco explora tais assuntos para o público. Gostaria de ter visto melhor a luta de Kilmer contra o câncer, e como esta mudança mudou radicalmente sua vida. O divórcio que lhe custou quase toda a fortuna, e como tem sido seus dias atuais longe dos holofotes da mídia. O filme fala sobre tais assuntos, mas pouco se aprofunda neles deixando um gostinho de quero mais.
Mas ainda assim, “Val” é uma jornada emocional tocante e memorável sobre Val Kilmer. Um filme feito com coração, carinho e esmero que merece ser assistido. Recomendado!
Val/2021 – EUA
Dirigido por: Ting Poo e Leo Scott
Sinopse: Documentário sobre a vida e trajetória profissional do ator Val Kilmer.