Das 10 maiores audiências de lives de 2020, sete foram de artistas brasileiros
Boa parte do planeta está em isolamento social, então entenda o que nos torna campeões nesse fenômeno de lives
Tem sido assim desde março, com o isolamento para frear a pandemia. A busca pela grade de lives do dia virou parte da rotina de milhões de pessoas. Mas o que começou em versão voz, violão e redes sociais, ganhou ares de superprodução com artistas populares no YouTube.
As lives trouxeram recordes de audiência e, de quebra, revelaram uma preferência nacional: das dez maiores lives da história do YouTube, todas realizadas desde abril deste ano, sete são brasileiras. Pode comemorar, torcedor canarinho: a taça das lives é nossa.
‘Brasileiro ouve música brasileira’
O ranking das lives é liderado por sertanejos: Marília Mendonça, que amealhou 3,3 milhões de acessos em 8 de abril, é seguida de Jorge & Mateus, com 3,2 milhões quatro dias antes.
Somente a transmissão de Andrea Bocelli de Páscoa (3º lugar) e duas lives com shows antigos do fenômeno do k-pop BTS (7º e 10º) destoam na supremacia brasileira.
É visível, pela quantidade semanal de lives anunciadas, que a indústria musical brasileira rapidamente enxergou nas transmissões com produção caprichada uma forma de compensar a falta de shows. Afinal, em termos de consumo de artistas locais, o Brasil também é campeão.
“No mundo digital, o Brasil é um continente. É top 3 de consumo em todos os principais serviços digitais do mundo” explica Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil, gravadora de Post Malone e Sandy & Junior (5º no ranking das lives, com mais de 2,5 milhões de acessos).
“Alguns fatores explicam o fenômeno das lives: o consumo de música local no país é um dos maiores do planeta, 70% do mercado. Brasileiro ouve música brasileira. E a taxa de engajamento aqui é enorme”, diz.
As dez maiores lives da História
1. Marília Mendonça (8 de abril / 3,31 milhões de acessos simultâneos)
2. Jorge & Mateus (4 de abril / 3,24 milhões)
3. Andrea Bocelli (12 de abril / 2,86 milhões)
4. Gusttavo Lima (11 de abril / 2,77 milhões)
5. Sandy & Junior(21 de abril / 2,55 milhões)
6. Leonardo e Eduardo Costa (1º de maio / 2,52 milhões)
7. BTS (18 de abril / 2,31 milhões)
8. Marília Mendonça (9 de maio / 2,21 milhões)
9. Henrique e Juliano (19 de abril / 2,06 milhões)
10. BTS (19 de abril / 1,92 milhões)
Uma das lives de Marília Mendonça foi destaque em matéria do jornal New York Times. A reportagem fala sobre a presença maciça e os grandes números das transmissões ao vivo de artistas brasileiros no YouTube.
https://www.emaisgoias.com.br/live-de-marilia-mendonca-e-destaque-em-materia-do-jornal-new-york-times/