ACORDA MENINA

De bolsa de botijão a colar de tomate: Relembre protestos de Ana Maria Braga

O telespectador do Mais Você (Globo) e o pessoal da internet já sabem que quase…

O telespectador do Mais Você (Globo) e o pessoal da internet já sabem que quase que diariamente poderão se surpreender com alguma surpresa programada pela apresentadora Ana Maria Braga, 73. Não foram poucas as vezes em que ela deu o que falar, seja pelos acessórios, pelas perucas, fantasias e até pela cor do cabelo que escolhe para aparecer ao vivo. Porém, em muitas ocasiões os looks deixam de ser apenas divertidos e passam a ser uma forma de protesto.

Na edição desta segunda-feira (4), a apresentadora protestou contra o reajuste de 10,89% dos preços dos remédios no Brasil. Ela surgiu utilizando um colar feito com embalagens de medicamentos.

“Não posso deixar de protestar contra o aumento do preço dos remédios”, disse a apresentadora. “Quando você pensa que eu já usei de tudo aqui, agora é hora dos remédios se tornarem um artigo de luxo para uma população tão carente”, completou.

Recentemente, Ana Maria Braga apareceu em seu Instagram utilizando uma bolsa de botijão de gás. No início de março, o preço médio do botijão chegou a R$ 150 e os revendedores passaram a parcelar o valor em até dez vezes no cartão de crédito, segundo Robson Carneiro dos Santos, presidente do Sergás (Sindicato das Empresas Revendedoras de Gás).

“Bolsa de luxo”, escreveu Ana na legenda. As hashtags usadas pela apresentadora deixavam claro que se tratava de mais uma crítica aos novos preços dos produtos no Brasil. Uma delas, inclusive, dizia: “O Brasil piorou”.

No Mais Você, ainda em março de 2022, Ana vestiu um colar de cenouras para se manifestar contra os preços do alimento que haviam subido.

Ana Maria também fez um colar de arroz, em 2020, que vinha acompanhado de brincos com a iguaria. Mais uma vez, Ana protestava contra o reajuste do alimento.

Em 2015, foi a vez de ela inovar ao aparecer com um colar de cebolas. Era um protesto contra o alto preço do alimento nos supermercados e feiras livres, segundo a apresentadora. “Pagar R$ 10 pelo quilo da cebola é de chorar mesmo”, disse, após a exibição de uma reportagem sobre o tema.

Naquele mesmo ano, Ana ainda ostentou um colar de feijão pelos altos preços dele. No ano seguinte, foi a vez de o alho ser reajustado e virar motivo para nova peça do vestuário: um colar com diversos dentes de alho.

Mas as manifestações da apresentadora da Globo são mais antigas. Em 2013, outro colar utilizado por ela foi o de tomates em duas oportunidades: quando o preço deu uma disparada e quando voltou a cair. Ela voltou a ostentar o colar em 2021 com mais uma alta.