Democracia em Vertigem: diretora usa vermelho no Oscar e homenageia Marielle Franco
Petra Costa posou com cartazes em defesa da proteção de terras indígenas e contra o governo de Bolsonaro e dividiu opiniões
Única representante brasileira do Oscar 2020, a diretora Petra Costa foi fotografada com cartazes durante a noite de entrega do prêmio no último domingo (9). Democracia em Vertigem, entretanto, não conseguiu trazer o Oscar para o Brasil: o vencedor na categoria Melhor Documentário foi Indústria Americana – produzido pelo casal Michele e Barack Obama.
Ao lado da equipe participante de Democracia em Vertigem e da líder indígena Sonia Guajajara, Petra Costa posou com cartazes em defesa da proteção de terras indígenas, contra o governo de Jair Bolsonaro – classificado pelo grupo como neo-fascista – e questionando a morte de Marielle Franco, vereadora carioca assassinada em março de 2018.
Democracia em Vertigem retrata as disputas políticas que polarizaram o país, com foco principal na ascensão e queda do ex-presidente Lula (PT) e a esperança que o governo petista representou para o Brasil em 200. O documentário também retrata os grandes protestos de rua de 2013, o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), finalizando na eleição de Jair Bolsonaro (Sem Partido).
A presença do filme de Petra no Oscar dividiu opiniões no Brasil e foi alvo de críticas do governo. “Nos Estados Unidos, a cineasta Petra Costa assumiu o papel de militante anti-Brasil e está difamando a imagem do país no exterior. Mas estamos aqui para mostrar a realidade. Não acredite em ficção, acredite nos fatos”, publicou a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República no Twitter.
Democracia de vermelho
A diretora de Democracia em Vertigem escolheu um vestido longo vermelho para cruzar o também tapete vermelho do Oscar. Pouco antes de se dirigir para o Oscar, Petra posou para uma foto junto com a equipe do filme que a acompanha em Hollywood.
A diretora tinha cinco modelos à disposição, dos estilistas brasileiros Alexandre Herchcovitch e de Lino Villaventura. Contudo, ela usou um modelo desenhado pelo estilista sul-africano MarcPouco.
*Com informações do Terra