FAMOSA

Deputada acusada de usar verba pública para pagar harmonização facial interpretou Índia Crocoká na novela ‘Uga Uga’

Sílvia Waiãpi também participou de outras minisséries

A Deputada Federal Silvia Waiãpi (PL), cujo mandato foi cassado após acusações do Ministério Público de utilizar verbas públicas para realizar harmonização facial, teve uma carreira na TV antes de ingressar na política. Em 2000, ela atuou na novela “Uga Uga”, um sucesso de Carlos Lombardi, onde interpretou a índia Crocoká, personagem que se destacava por sua aparência peculiar, usando uma prótese dentária.

A novela, protagonizada por Claudio Heinrich, marcou a estreia de Silvia na televisão. Logo após, ela participou das minisséries “A Muralha” (2000), “A Cura” (2010) e “Dois Irmãos” (2017). Em 2011, depois de estudar teatro, ela fez história ao se tornar a primeira indígena a integrar o Exército Brasileiro.

Antes de ser eleita pelo Amapá, Silvia Waiãpi ocupou o cargo de secretária de Saúde Indígena no Governo Federal entre 2018 e 2022.

Cassação de Silvia Waiãpi

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá determinou a cassação do mandato da deputada federal Silvia Waiãpi (PL). Nesta quarta-feira, o colegiado rejeitou por unanimidade as contas de campanha da parlamentar, acusada de gasto ilícito do dinheiro público destinado às eleições de 2022.

O Ministério Público Eleitoral do Amapá enviou ao Tribunal Regional Eleitoral do estado uma representação em que uma ex-funcionária da deputada denunciou a malversação de dinheiro público. Silvia Waiãpi foi acusada de usar R$ 9 mil — parte do dinheiro recebido do fundo eleitoral — para cobrir as despesas de um procedimento estético no rosto.