Dia da Mulher: Filmaços dirigidos por mulheres
CLÉO DAS 5 ÀS 7 (1962) Dirigido por: Agnès Varda Um clássico da Nouvelle Vague…
CLÉO DAS 5 ÀS 7 (1962)
Dirigido por: Agnès Varda
Um clássico da Nouvelle Vague francesa, “Cléo das 5 às 7″é um filme corriqueiro, que apresenta uma cantora na cidade Paris chamada Cleo. Ela está esperando o resultado de um exame sobre se tem, ou não, câncer de estômago. Enquanto espera o resultado, ela anda por Paris fazendo de tudo e conhece um soldado prestes a ir para a guerra da Argélia. A vida só temos uma, e nada melhor do que aproveitar os ótimos momentos que ela nos proporciona. Divertido e gracioso.
QUERO SER GRANDE (1988)
Dirigido por: Penny Marshall
Uma das comédias mais deliciosas de assistir do final dos anos 80, “Quero Ser Grande” conta a história de um garoto que sonha em ser adulto e não precisar mais dá satisfação para os pais. Quando o sonho acontece, ele precisa encarar responsabilidades e compromissos. Estrelado por Tom Hanks.
CAÇADORES DE EMOÇÃO (1991)
Dirigido por: Kathryn Bigelow
Muita gente escolhe “Guerra ao Terror” como o filme definitivo de Kathryn Bigelow (e é sim um filmaço), mas vou escolher “Caçadores de Emoção” pela maneira fervorosa e impetuosa que Bigelow filma a ação. Empolgante e divertido, o filme é estrelado por Keanu Reeves e Patrick Swayze.
O PIANO (1993)
Dirigido por: Jane Campion
Um desses dramas densos e angustiantes que fica na memória para sempre. Um trabalho belo e memorável da diretora Jane Campion, que também escreveu e ganhou o Oscar de roteiro pela produção.
MATRIX (1999)
Dirigido por: Lana Wachowski e Lilly Wachowski
O filme de ficção-científica mais influente do século XXI, “Matrix” pode ter se perdido nas continuações, mas o primeiro continua uma aventura impecável cheia de cenas de ação criativas e que mudaram a história do cinema.
BICHO DE SETE CABEÇAS (2000)
Dirigido por: Laís Bodanzky
Um drama poderoso sobre vícios e com uma das melhores atuações de Rodrigo Santoro. A diretora Laís Bodanzsky, sem dúvida, criou um dos filmes mais imersivos e angustiantes sobre o assunto. Infelizmente é pouco lembrado.
PSICOPATA AMERICANO (2000)
Dirigido por: Mary Harron
Um suspenso estrelado por um Christian Bale insano e que possui situações realmente memoráveis que trabalha com o psicológico do público. Será que realmente aconteceu? O que se passa com o protagonista? É real? Perguntas que ficam durante todo o filme.
ENCONTROS E DESENCONTROS (2003)
Dirigido por: Sofia Coppola
Um desses filmes tão singelos e graciosos que é impossível não colocar na lista. Estrelado por Bill Murray e Scarlett Johansson, o longa é sobre encontrar felicidade onde menos se espera. E saber aproveitá-la, claro.
MONSTER: DESEJO ASSASSINO (2003)
Dirigido por: Patty Jenkins
História real, “Monster” nos apresenta uma atuação memorável de Charlize Theron (que ganhou o Oscar), como uma mulher desgarrada do mundo que começa uma onde de assassinatos. Filmaço dirigido por Patty Jenkins, que fez anos depois “Mulher-Maravilha”.
SIMPLESMENTE COMPLICADO (2009)
Dirigido por: Nancy Meyers
Comédia romântica divertidíssima e inesquecível estrelada por Meryl Streep, Steve Martin e Alec Baldwin. Na história, Streep vira amante do ex-marido (Baldwin) e muitas outras confusões acontecem. Tudo com sensibilidade e leveza.