Dia do Professor: 10 professores inesquecíveis do cinema
São muitos professores icônicos no cinema, em centenas de filmes inspiradores, mas vamos lembrar de apenas 10 para comemorar o Dia do Professor
Professor é um das profissões mais essenciais na formação de qualquer ser humano – e todos nós tivemos algum professor marcante e inspirador em nossa vida.
Hoje, 15 de outubro, é o ‘Dia do Professor’, e vamos lembrar 10 profissionais da educação inesquecíveis da história do cinema.
Obs: A lista é uma opinião (pessoal) do autor deste post.
JOHN KEALING (Robin Williams) em “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS” (1989)
Como esquecer do momento onde os alunos sobem em suas mesas e falam para o personagem de Robin Williams: “Oh, captain! My captain!”. Neste clássico do cinema, Williams é um professor de literatura que muda a vida de um grupo de alunos quando os incentiva a abrir uma sociedade secreta de poesia. Ainda hoje, continua um filme emocionante e memorável.
GLENN HOLLAND (Richard Dreyfuss) em “ADORÁVEL PROFESSOR” (1995)
O filme mostra a vida do professor de música Glenn Holland através de vários anos e como ele foi importante na formação de vários alunos. Ao mesmo tempo em que precisa lidar com os problemas dentro da própria casa com o filho deficiente auditivo. Quando Richard Dreyfuss canta “Beautiful Boy”, do John Lennon, para seu filho usando a linguagem de sinais, é impossível os olhos não ficarem molhados.
PROFESSOR XAVIER (Patrick Stewart) na franquia X-MEN
Sir Patrick Stewart foi o primeiro ator a viver o personagem nos cinemas e logo de cara já se tornou inesquecível. A serenidade de Stewart se encaixa com perfeição ao personagem e é impossível desassociar um do outro.
HENRY JONES JR. (Harrison Ford) na franquia INDIANA JONES
Ainda tenho curiosidade em entender melhor como funciona o contrato de Henry Jones Jr. com a universidade. É um professor que viaja constantemente e passa muito pouco tempo em sala de aula. Mas enquanto não está vivendo suas aventuras pelo mundo, Henry Jones Jr. (a.k.a Indiana Jones) é um professor de história cheio de conhecimento e amado pelos anos (principalmente nos primeiros filmes).
MARK THACKERAY (Sidney Poitier) em “AO MESTRE COM CARINHO” (1967)
Um personagem inesquecível interpretado pelo excelente Sidney Poitier. Em “Ao Mestre com Carinho”, Mark Thackeray assume a responsabilidade de uma sala de aula problemática, e junto com sua postura firme e inspiradora, ele vai mudar a vida de seus alunos.
SEVERUS SNAPE (Alan Rickman) na franquia HARRY POTTER
Não escolhi Albus Dumbledore porque ele virou diretor e passa muito pouco tempo em sala de aula. Já Severus Snape está em maior contato com os alunos e é um dos personagens mais inesquecíveis da franquia Harry Potter, principalmente em seu papel fundamental no desfecho da história.
DEWEY FINN (Jack Black) em “ESCOLA DO ROCK” (2003)
Dewey Finn é apaixonado por rock e assume de gaiato a posição de professor de uma sala de aula. Mas ele não quer ensinar, e sim, injetar rock n’ roll nos alunos. Para isso, ele transforma a sala em uma banda e inspira os alunos a serem cada vez mais dedicados e melhores em suas ambições.
MR. KESUKE MIYAGI (Pat Morita) na franquia KARATÊ KID
Com a febre de “Cobra Kai” atualmente, é impossível não colocar o mestre, o professor de karatê do nosso querido Daniel LaRusso na franquia “Karatê Kid”. Pat Morita foi indicado ao Oscar por sua atuação no primeiro filme, e merece cada elogio.
TERENCE FLETCHER (J. K. Simmons) em “WHIPLASH – EM BUSCA DA PERFEIÇÃO” (2014)
Terence Fletcher é um professor de música polêmico. Não é do tipo inspirador, é ofensivo e exige ao máximo de seus alunos. Mas é impossível não lembrar dele principalmente por causa da atuação magistral, e ganhadora do Oscar, de J. K. Simmons.
DELORIS VAN CARTIER (Whoopi Goldberg) em “MUDANÇA DE HÁBITO” (1992)
Deloris estava fugindo da polícia, se refugiou em um convento e virou responsável pelo coral das freiras. E em seu comando, ela vai revigorar o coral e injetar muito mais ritmo e emoção nas interpretações. Um filmaço memorável com uma Whoopi Goldberg no auge!