Dia do Sorvete: google revela quais os sabores mais populares no Brasil
Baunilha aparece em quinto lugar
Nesta segunda-feira (23) é comemorado o Dia do Sorvete, e, apesar de cada um ter seu sabor favorito, o Google Trends revelou quais são os mais populares no Brasil nos últimos cinco anos. Em primeiro lugar, com 34,23%, está o clássico sabor chocolate. Ele é seguido por outro favorito, o de morango, com 27,92%, sendo o único sabor de fruta que se destaca no ranking.
Na sequência, vem o sabor flocos (14,41%). Com 11,71% vem o pistache, ingrediente que conquistou status de queridinho também em ovos de Páscoa e até mesmo no panetone.
O pistache empata com a baunilha, que também fecha o ranking, outro sabor especial nas sobremesas, podendo ser usado em pudins ou até servir como ingrediente de massa de casquinha para acomodar o sorvete.
O setor de sorvetes movimenta anualmente no Brasil em torno de de R$ 14 bilhões, de acordo com a ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes).
5 sabores diferentões
Além dos tradicionais, não faltam variedades e tipos de sorvete de todas as texturas, cores e sabores. Confira cinco sabores diferentes da sobremesa:
1- Bacalhau
A Sorvetes Copacabana, em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, vende o sorvete gourmet de bacalhau com alho e Azeite Extra Virgem (antepasto).
2 – Bacon
A Sorveteria do Centro, em São Paulo, possui sabores ousados que oferecem sabores inesperados que surpreendem o paladar. Um deles é o leitão, com bacon, chocolate, caramelo e farofa.
3 – Costela
Uma sorveteria artesanal especializada em sabores exóticos localizada na região do Tiradentes, em Campo Grande (MS), tem sabores diferentes: carne, costela e linguiça de búfalo são algumas opções.
4- Gorgonzola
Em 2018, Maria Antonia e Eliane criaram sorvete de gorgonzola no “Masterchef Brasil”. O quitute exótico chamou a atenção dos chefes Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin e também dos convidados.
5- Cobra
Esse sabor foi criado no Japão usando uma das cobras mais venenosas, a Mamushi. Os japoneses acreditam que as serpentes têm propriedades afrodisíacas.
• Venda de sorvetes cresceu 67% em Goiás, diz associação