SEGURA ESSA ROCK!

Dia Mundial do Rock: Dez álbuns marcantes lançados por mulheres

Avril Lavigne, Rita Lee, Alanis Morissette... diversas cantoras arrasam no estilo musical predominado por homens

(Foto: Montagem/Reprodução Divulgação)

Nesta terça-feira, 13 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Rock. E, para celebrar a data, o Mais Goiás preparou uma lista com dez álbuns marcantes do gênero lançados por mulheres.

Tem desde discos mais atuais, como o elogiado pela crítica Fetch the Bolt Cutters da cantora Fiona Apple, até trabalhos mais antigos, como o clássico Jagged Little Pill de Alanis Morissette.

Vale lembrar que a data na qual é celebrado o Dia Mundial do Rock remete ao dia 13 de Julho de 1985, quando Bob Geldof idealizou o festival Live Aid, criado para arrecadar fundos no combate a fome na África. O evento foi transmitido para o mundo todo, atingindo uma audiência de quase 2 bilhões de pessoas.

Aumente o volume, pois hoje é dia de rock bebê!

Let Go – Avril Lavigne

A cantora marcou toda uma geração com seu estilo pop-rock, e agora está servindo de inspiração para novas artistas como Willow Smith e Olivia Rodrigo. E mesmo tendo uma música chamada ‘Rock n Roll‘ no álbum ‘Avril Lavigne’ (2013) e suas canções mais “pesadas” sendo do disco ‘Under My Skin‘ (2004), o primeiro trabalho da canadense já se tornou um clássico com hits como ‘Complicated’ e ‘Sketer Boy‘. ‘Let Go’ já vendeu mais de 15 milhões de cópias pelo mundo.

Jagged Little Pill – Alanis Morissette

O clássico álbum acumula mais de 35 milhões de cópias vendidas no mundo todo, sendo um dos mais vendidos da história. ‘Jagged Little Pill’ é o disco internacional mais vendido no Brasil na década de 90, acumulando 550 mil cópias. Possui os sucessos ‘You Oughta Know’, ‘Hand in My Pocket’, ‘You Learn’ e ‘Ironic’Em 1996 venceu na categoria Melhor Álbum de Rock no Grammy.

Tragic Kingdom – No Doubt

Gwen Stefani transita facilmente – e magistralmente – entre o pop e rock. Além disso, concilia o comando da banda No Doubt com a carreira solo. ‘Tragic Kingdom’, o terceiro álbum de estúdio do No Doubt, é sempre lembrado nas listas de melhores álbuns rock. E vai além: em 2003, a obra ficou em #441 na lista dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos da revista Rolling Stone. Vendeu 16 milhões de cópias pelo mundo.

Bad Reputation – Joan Jett

O primeiro álbum de estúdio da cantora foi lançado em 23 de Janeiro de 1981. O principal sucesso do disco é a canção que dá nome ao trabalho, que já foi regravada por cantoras como a própria Avril Lavigne, grande fã de Joan Jett. Em 2018, foi lançado o filme “Bad Reputation – A Vida de Joan Jett“, que faz um panorama da vida de Joan, desde o início da carreira até o legado que a transformou em uma pioneira do rock, passando pela fundação da banda “The Runaways”.

10 bandas goianas para ouvir no Dia Mundial do Rock; LEIA

Riot – Paramore

Riot! é o segundo álbum de estúdio do Paramore, banda liderada por Hayley Williams. A vocalista afirma que o disco, sucesso principalmente entre os adolescentes da época, é “uma explosão desenfreada de emoções”. O primeiro single, ‘Misery Business’, alcançou a 26ª posição na Billboard 100, é ate hoje uma das canções mais populares do grupo e recentemente viralizou no aplicativo TikTok.

Fruto Proibido – Rita Lee

Tem rockeira nacional também! Famosa por suas letras ácidas e divertidas, em 1975 Rita Lee lançou seu quarto álbum de estúdio, ‘Fruto Proibido‘. O trabalho dialoga com as situações da metade da década de 70, época em que aconteciam grandes mudanças culturais e políticas no Brasil. Na tracklist, clássicos como ‘Agora só Falta Você‘ e ‘Esse Tal de Roque Enrow‘, música co-escrita com Paulo Coelho.

Admirável Chip Novo – Pitty

Continuando na pegada nacional, em 2003 o Brasil parou para ouvir ‘Admirável Chip Novo‘, álbum de estreia de Pitty. ‘Máscara’, ‘Admirável Chip Novo’, ‘Teto de Vidro’, ‘Equalize’ e ‘Semana que Vem’ são aquelas músicas que quando toca, todo mundo sabe a letra. O disco de rock agradou público e crítica, com suas composições complexas que tratam desde comportamentos falsos e superficiais até o ódio entre a humanidade.

Celebrity Skin – Hole

O terceiro álbum da banda de rock alternativo comandada por Courtney Love, foi lançado em setembro de 1998, sendo o último disco do grupo antes de sua dissolução, em 2002. ‘Celebrity Skin’ é o trabalho de maior sucesso comercial do Hole, alcançando a posição número nove na Billboard 200 dos EUA. Em 2013, o álbum foi eleito o 265º melhor álbum de todos os tempos pela revista NME.

10 álbuns vencedores do Grammy para escutar no Dia do Rock; CONFIRA A LISTA

Fetch the Bolt Cutters – Fiona Apple

O mais recente da lista, Fetch the Bolt Cutters foi gravado na casa de Fiona Apple, entre 2015 e 2020. Composto por longas e improvisadas gravações de sons, como o latido da cachorra da cantora, sons de sinos e miados, o álbum foi lançado durante a pandemia de Covid-19. Recebeu elogios da crítica, e foi nomeado como o melhor trabalho da artista até hoje. É o disco lançado em 2020 mais bem avaliado no site Metacritic, com uma nota 98/100.

Once – Nightwish

O quinto álbum de estúdio da banda finlandesa foi lançado em junho de 2004. A capa do disco é uma estátua de verdade, que está localizada em um cemitério romano [confira!]. Este foi o último trabalho do Nightwish que contou com Tarja Turunen nos vocais, tendo a artista saído do grupo em 2005. No Brasil, durante semanas o videoclipe de “Nemo” foi o mais pedido na MTV, e é até hoje a canção de maior sucesso do grupo.