Diretor da Globo é afastado após denúncias de racismo
Responsável por 'Nos Tempos do Imperador', Vinicius Coimbra deixou a próxima novela das seis
O diretor de novelas da Globo, Vinicius Coimbra, foi afastado da próxima produção das seis, “Mar do Sertão”, de Mario Teixeira, em razão das investigações sobre as denúncias feitas pelas atrizes Roberta Rodrigues, Cinnara Leal e Dani Ornellas. As três acusam Coimbra de racismo.
O departamento de compliance da emissora, responsável por apurar condutas imorais e criminosas no ambiente de trabalho, recebeu queixa de suposto racismo nos bastidores da novela “Nos Tempos do Imperador”, exibida até o dia 5 de fevereiro.
Vinicius Coimbra foi trocado por Allan Fiterman na condução da próxima produção das seis. O diretor ainda não se pronunciou sobre seu afastamento. Já a Globo disse que não comenta investigações internas.
Roberta Rodrigues, Cinnara Leal e Dani Ornellas se queixaram de diferenças no tratamento dado ao elenco negro e ao elenco branco de “Nos Tempos do Imperador”.
No Instagram, Roberta publicou um longo texto lembrando de sua estreia em “Cidade de Deus”, como “primeiro filme com 99% do elenco preto, como nos chamam”.
“Tem uma música que define tudo que eu vivi”, diz ela, citando a canção de Belchior regravada por Emicida no álbum “Amarelo”: ‘Tenho sangrado demais / Tenho chorado pra cachorro / Ano passado eu morri / Mas esse ano eu não MORRO'”, escreveu a atriz.
Leia mais: Larissa revela que já rolou racismo no BBB 22 e deixa brothers aflitos
Roberta Rodrigues não gravou o desfecho de sua personagem, Lupita, na novela “Nos Tempos do Imperador”. A atriz desmentiu que sua ausência tenha sido em função de Covid, como chegou a ser noticiado. A assessoria da artista disse que ela não poderia se pronunciar sobre os reais motivos de sumiço em cena.
A Globo pede aos envolvidos em denúncias ao compliance que mantenham sigilo sobre os temas lá tratados, até que a empresa conclua as investigações internas.
Leia mais: Diretor revela final alternativo do filme ‘Não Olhe Para Cima’
Cinnara Leal também deu pistas de que o clima nos bastidores da novela não foi dos melhores. Em entrevista a Zeca Camargo no UOL, a atriz falou que o espaço dado aos negros na trama foi “conquistado” por eles, e não “cedido”. “Foi uma luta diária, particular e coletiva”, afirmou na ocasião.
*Com informações do F5