O diretor Joss Whedon teve vários problemas com os executivos da Marvel e da Disney durante as filmagens de Vingadores: A Era de Ultron ao ponto de a recepção do filme ser mais morna e ambivalente do que o esperado, mesmo batendo recordes de bilheteria.
As informações vieram da boca do próprio Whedon e pode ser visto em um vídeo no YouTube. As declarações foram feitas durante um Q&A nos EUA em que ele falou sobre tudo envolvendo os filmes Marvel. Ele disse que a separação foi amigável, mas sem escapar de dizer que estava sobrecarregado: “Eu tinha meu dedo em todos os filmes da Fase 2, mas tinha que me concentrar só em A Era de Ultron e meio que já sabia que na hora que acabasse eu ia parar. Então nós nos separamos completamente, não apenas porque tivemos um desentendimento, mas se eu fosse ficar lá, ia ter que brigar para dar minha opinião sobre os filmes todo dia”.
Logo de cara, no início da entrevista ele diz que por mais interessante que seja trabalhar em um projeto tão grande, ele sente falta de ter liberdade criativa, controle sobre a produção e, especialmente, de fazer algo próprio: “Você nunca se sente o mesmo ao fazer trabalhar sobre algo que já existe, como Os Vingadores. Pela primeira vez, eu ia ficar mais popular e ia mexer com fãs que já existiam e não ia entender o que eu ia fazer”, disse.
Antes de se tornar um grande nome, Whedon era um sucesso cult por causa de seus dois projetos para TV: Buffy – a caça-vampiros e Firefly. “Os fãs de Buffy e Firefly entendem. Existe um contrato entre eles e eu e os programas afetam suas vidas de forma pessoal. Eles me dizem ‘o programa me achou em uma fase ruim da minha vida e eu digo eu sei, eu o fiz quando estava em uma fase ruim da minha vida’ e sempre que um fã aparecia para mim eu dizia ‘sério? Você assistiu? Você gostou?’ E não é a mesma coisa”.
Outro ponto mencionado na entrevista é a falta de personagens femininas importantes na Marvel até agora, já que a única vingadora é a Viúva Negra. Sobre o assunto, ele foi incisivo: “Eles podem fazer melhor. Os caras com dinheiro nos diziam ‘é isso o que vamos fazer’ e estavam entrincheirados em uma forma antiquada de pensamento”. Sobre sua saída, ele disse estar exausto após cinco anos se dedicando exclusivamente à Marvel. “É importante para mim não apenas ter algo menor para mim, mas também criar um novo desafio para mim. Como um artista, eu preciso tornar as coisas mais difíceis para mim, então eu já estou trabalhando em alguns projetos meus que não posso descrever. Mas posso dizer que estão muito difíceis, eu estou falhando e estou me divertindo demais”.
Enquanto isso, a Marvel já vai dar o pontapé em sua Fase 3 que vai culminar não em um, mas dois filmes dos Vingadores: Guerra Infinita Parte 1 e Parte 2, que serão dirigidos por Joe e Anthony Russo, de Capitão América 2: O Soldado Invernal.