Cinema

Diretor James Toback é acusado de assédio sexual por mais de 30 mulheres

Seguindo na esteira das acusações chocantes contra Harvey Weinstein, 38 mulheres, 31 delas falando publicamente,…

Seguindo na esteira das acusações chocantes contra Harvey Weinstein, 38 mulheres, 31 delas falando publicamente, acusaram o diretor James Toback de assédio sexual em matéria especial publicada pelo Los Angeles Times neste domingo (22).

Toback, de 72 anos, ficou conhecido no início dos anos 1990 por escrever Bugsy, estrelado por Warren Beatty, e por escrever e dirigir O Rei da Paquera, com Robert Downey Jr.

De acordo com a reportagem, os abusos do diretor remontam à época e depois e seguem o mesmo formato. As mulheres dizem que Toback as chamava para entrevistas que rapidamente se tornavam sexuais, envolvendo linguajar baixo e alguma forma de masturbação.

Ao jornal, Toback deu a sua declaração e negou todas as acusações. O diretor disse que condições de saúde que ele descreveu como “diabetes e um coração fraco” o impediriam de cometer os abusos e disse não ter conhecido nenhuma daquelas mulheres “por mais de cinco minutos”.

De qualquer forma, a repercussão já é grande e o agente do cineasta, Jeff Berg, já pediu demissão. Ironicamente, Berg é chefe de uma agência que também representa Roman Polanski, cineasta com histórico de abuso sexual e foragido da justiça dos EUA.