Cinema

‘Doutor Estranho no Multiverso da Loucura’ é banido na Arábia Saudita

Longa está agendado para estrear na região em 5 de maio

(Foto: Marvel)

“Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, a tão esperada sequência da Marvel para o filme de super-heróis de 2016 estrelado por Benedict Cumberbatch, foi banido na Arábia Saudita. Rumores começaram a surgir online na sexta-feira, com o The Hollywood Reporter agora confirmando oficialmente a decisão. O THR soube que a proibição também se aplica ao Kuwait, embora isso ainda não tenha sido confirmado.

Embora o filme ainda não tenha sido lançado e também não tenha sido revisado, a decisão é mais uma vez relacionada a questões LGBTQ, de acordo com fontes do Oriente Médio, com a nova sequência apresentando o personagem America Chavez (interpretado por Xochitl Gomez ) que, de acordo com sua interpretação nos quadrinhos, é gay. Com a homossexualidade oficialmente ilegal em todo o Golfo, os filmes que apresentam referências ou questões LGBTQ geralmente não passam pelos censores.

O filme deveria ser lançado no Golfo em 5 de maio como parte de seu lançamento global. Embora os ingressos antecipados não estejam mais disponíveis nos sites dos cinemas da Arábia Saudita, Kuwait e Catar, eles estão nos Emirados Árabes Unidos, sugerindo que será lançado lá.

Outro filme da Marvel, “Eternos”, também foi banido em grande parte do Golfo em novembro após a inclusão de um casal do mesmo sexo no filme e o primeiro super-herói gay do MCU. Na época, o THR entendeu que os censores haviam solicitado uma série de edições que a Disney não estava disposta a fazer. Uma versão editada foi exibida nos Emirados Árabes Unidos, no entanto.