Especial

Dreamworks Animation: 10 melhores filmes

Com o lançamento nos cinemas de "Os Caras Malvados" no cinema, vamos de lista com os 10 melhores filmes animados da Dreamworks

(Foto: Divulgação)

Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post. 

Obs 2: A lista está em ordem de lançamento

O PRÍNCIPE DO EGITO (1998)

The Prince of Egypt: When and How to Let Someone Go - Movies That Move Us

A primeira empreitada da Dreamworks Animation no mundo religioso foi com esta animação estupenda sobre a história de Moisés. Todo mundo já conhece a famosa história bíblica, ela foi contada centenas de vezes no cinema, televisão, teatro e por ai vai, mas o que importa é como se conta a história e a faz interessante para o público. “O Príncipe do Egito” não é só visualmente lindo, como possui um enredo enxuto, objetivo e emocionante.

O CAMINHO PARA EL DORADO (2000)

Cineclube exibe gratuitamente a animação 'O caminho para El Dorado' - Portal da Prefeitura de Uberlândia

Uma animação erroneamente pouco lembrada pelas pessoas, “O Caminho Para El Dourado” é uma história de aventura sobre amizade, ganância, poder e responsabilidade. Um filme divertidíssimo que melhora mais ainda com a nossa dublagem.

A FUGA DAS GALINHAS (2000)

Chicken Run - Plugged In

Em parceria com o estúdio Aardman, a Dreamworks lançou esta animação em stop motion feito com massinha que é simplesmente uma explosão de criatividade. O filme tem uma história que fala sobre ditadura, nazismo e campo de concentração mas maquiado neste cenário de um grupo de galinhas em um galinheiro. É original, é empolgante e vale cada segundo.

SHREK (2001)

Shrek | Netflix

Em uma época onde as animações em 2D estavam capengando no cinema, foi com “Shrek” que a Dreamworks abriu as portas em definitivo para o mundo das animações 3D. Mas além disso, o filme se tornou um sucesso estrondoso pela originalidade de sua sátira ao mundo dos contos de fadas e seus personagens fantásticos. Tudo é perfeito em Shrek.

SPIRIT – O CORCEL INDOMÁVEL (2002)

4 Things You Didn't Know About Spirit: Stallion of the Cimarron

“Spirit – O Corcel Indomável” é uma animação belíssima repleta de momentos cheios de poesia. Um 2D daqueles de encher os olhos e uma trama que explora ali a evolução do oeste norte-americano e a ascensão da violência para com os índios. Esqueça o novo filme insosso que saiu no cinema, e fique com esta animação inesquecível lançada em 2002.

SHREK 2 (2004)

Shrek 2

“Shrek 2” é ainda melhor do que o primeiro! Esta continuação mantém o humor ácido e irônico e expande mais ainda este universo mágico dos contos de fadas do filme. São inúmeros momentos icônicos e memoráveis.

MADAGASCAR (2005)

Madagascar (2005) - Netflix Brasil | Flixboss

Eu amo demais a franquia “Madagascar”. Gosto do humor surtado e sem freios e do estilo de animação propositalmente cartoonesca. A cada novo filme vai ficando mais non sense e engraçado, mas escolho este primeiro pela surpresa que foi descobrir este mundo em 2005 nos cinemas.

KUNG FU PANDA (2008)

Kung Fu Panda | Netflix

Um filme que respeita bastante a cultura das artes marciais, e a cultura como um todo do oriente. Mas tudo isso sem deixar de explorar os seus personagens e de trazer diversão de qualidade com muita beleza visual, bastante ação e humor. O primeiro filme continua sendo o meu favorito da franquia, mas todos valem a pena.

MONSTROS VS. ALIENÍGENAS (2009)

Sessão da Tarde: 'Monstros vs. Alienígenas' é exibido nesta segunda (8)

Eu lembro até hoje de ter me divertido pra caramba assistindo “Monstros vs. Alienígenas” no cinema. E revendo o filme outras vezes ao longo dos anos, ele continua irresistível com sua sátira aos filmes e seriados de ficção científica e monstros dos anos 40 e 50 de Hollywood.

COMO TREINAR O SEU DRAGÃO (2010)

Crítica: Como Treinar o Seu Dragão (2010, de Chris Sanders e Dean DeBlois) - Minha Visão do Cinema

“Como Treinar o Seu Dragão” talvez seja um dos filmes mais equilibrados dramaticamente falando da Dreamwoks. Existe humor, existe muita aventura e tudo isso é ótimo, mas o lado emocional dos personagens e sua trajetória de auto descoberta e superação são o que há de melhor nesta franquia. O primeiro continua sendo o melhor da trilogia, mas aqui temos outro caso onde todos os filmes valem a pena assistir.