Celebridades

Em vídeo, Maguila se diz “abandonado” e pede ajuda para deixar clínica; instituição nega

O atleta tem demência pugilística, causada pelas pancadas que levou na cabeça enquanto foi boxeador. Clínica em Itu diz que vídeo viral criou "inverdade"

Nesta quinta-feira (29), viralizou nas redes sociais um vídeo do ex-boxeador Maguila, em que pedia ajuda para sair da clínica onde está internado em Itu, interior de São Paulo. Ele – que trata de demência pugilística na instituição – se diz “abandonado”.

“Ô, meu povo. Eu tô aqui nessa clínica, internado. Minha mulher me colocou aqui e eu quero ir embora”, diz Maguila nas imagens. “Eu quero uma força de vocês aí, meu povo, pra eu ir embora daqui”, continua.

Assista ao vídeo de Maguila:

Ao G1, a clínica disse que o vídeo traz uma “inverdade”. “Ele não está abandonado por ninguém. Ele está bem cuidado”, disse Pales Campos, um dos responsáveis na instituição. Segundo ele, o vídeo foi feito por um ex-paciente, que tinha um celular e pediu que o ex-boxeador repetisse um texto.

Ele completa, dizendo que Maguila recebe visitas semanalmente, precisa de medicação diária e tem acompanhamento médico 24 horas. “[Ele] sai para passear, vai para restaurante e não fica preso”, sublinhou.

A demência pugilística (ETC) de Maguila é uma doença neurodegenerativa progressiva. Não há cura, apenas tratamento. A enfermidade é causada por repetidos golpes na cabeça e comum em lutadores.

Dentre as sequelas estão declínio cognitivo, mudanças no comportamento, dificuldades motoras e distúrbios de memória. Alguns pacientes também estão propensos a alterações de humor e irritabilidade.