Eminem conta o motivo de se apresentar no Oscar 17 anos após ganhar o prêmio com ‘Lose Yourself’
O rapper ganhou a estatueta de Melhor Canção Original em 2003, com a música principal do seu filme, '8 Mile'
Dezessete anos após vencer o Oscar de Melhor Canção Original com Lose Yourself, de 8 Mile, o rapper Eminem pisou pela primeira vez no palco da premiação nesse domingo (9), durante a cerimônia da 92ª premiação, para performar a música, aplaudido de pé pelos presentes no teatro.
“Ué! Como pela primeira vez se ele já foi premiado em 2003?” Sim! Ele não compareceu à solenidade quando foi indiciado. Após a apresentação surpresa no Oscar 2020, Eminem concedeu entrevista à Variety e explicou o que aconteceu.
[olho author=””]Eu não sei, eu acho que foi ideia [do Oscar] ou do Paul [um publicitário] antes de trazerem para mim. Foi apresentado desse jeito e eu disse: ‘Oh, isso é meio irado, de nem mesmo anunciar’ […] Eu pensei que, talvez, desde que eu não tive a chance de fazer isso por um tempo, talvez seria legal[/olho]
Já sobre a ausência no prêmio em 2003, ele desmentiu que tenha sido por conta de um suposto pedido da produção de que apresentasse a música na versão censurada, conforme divulgado por alguns jornais na época. “Ah não, esse não foi o caso, porque nem tem tantos palavrões nela. Só existem alguns. Isso não é verdade”, introduziu.
[olho author=””]Lá atrás, eu nunca nem pensei que tinha a chance de vencer e nós tínhamos acabado de performar Lose Yourself no Grammy com o Roots algumas semanas antes do Oscar, então nós não achamos que era uma boa ideia. Além disso, na época, o jovem ‘eu’ não sentia que um show como aquele iria me entender. Mas, então, eu descobri que venci. ‘Isso é louco’. Isso, para mim, mostrou o quão autêntico e real o prêmio é – quando você não aparece e ainda ganha. Isso faz [a premiação] ser muito real para mim[/olho]
“Eu ganhei?”
Além de, à época, não acreditar que ganharia a estatueta, Eminem também contou que nem chegou a assistir à cerimônia e que soube por telefone que foi o vencedor.
Ainda durante a entrevista, contou como foi a reação ao receber a notícia. ]
[olho author=””]Eu acho que estava apenas em casa com minha filha e não assisti também. Naquela época, Hailie tinha que estar na escola no começo da manhã, então eu estava dormindo. Eu lembro que o telefone continuou tocando e eu fiquei tipo: ‘Filho da p***, eu estou tentando dormir!’. Mas eu respondi e ele estava tipo: ‘Ei, cara, você ganhou’. ‘Eu ganhei? Mer**. Legal’. Mas aquele era um tempo diferente e eu estava em um lugar diferente na minha vida[/olho]
Para finalizar, Eminem revelou que os ensaios para a apresentação aconteceram em um local secreto e que gostou da oportunidade. Brincalhão, respondeu ao ser questionado se havia aproveitado a noite: “Absolutamente! Eu pude abraçar Salma Hayek“.
“You better lose yourself”
Lançada em 2002 como principal música da trilha sonora do filme 8 Mile (8 Mile – Rua das Ilusões, no Brasil), a canção é uma das mais conhecidas de Eminem, que também viveu o personagem principal do filme.
Lose Yourself também foi eleita a Melhor Canção nos prêmios ASCAP Award, BMI Film Kappa Award e Critics Choice Award, além de ser indicada ao Globo de Ouro.
Diferente do que a própria música diz no trecho “‘Cause opportunity comes once in a lifetime” (“porque a oportunidade vem uma vez na vida“), a oportunidade sorriu novamente para o cantor, e ele reconheceu. No Twitter, ainda no domingo, escreveu ao público sobre aproveitar as chances casa tenham outras oportunidades. Na publicação, além de agradecer, também se desculpou com a Academia: “Desculpe, demorei 18 anos para chegar aqui”.
Look, if you had another shot, another opportunity… Thanks for having me @TheAcademy. Sorry it took me 18 years to get here. pic.twitter.com/CmSw2hmcZo
— Marshall Mathers (@Eminem) February 10, 2020