CASOS DE FAMÍLIA

Entenda a batalha de Britney Spears para se livrar da tutela do pai

Desde 2008 a vida da cantora é controlada por um grupo de tutores liderados pelo pai, Jamie Spears

Cantora Britney Spears e o pai, Jamie Spears

Em novo capítulo do processo de tutela da carreira e vida pessoal de Britney Spears, uma juíza de Los Angeles recusou o pedido da cantora para remover o pai dela, Jamie Spears, da função de tutor. Segundo o advogado, Britney se recusa a trabalhar enquanto o pai tiver controle legal sobre a sua vida.

“Minha cliente me informou que tem medo de seu pai”, disse o advogado Samuel D. Ingham III ao juiz, de acordo com a The Associated Press.

“Ela não se apresentará novamente se o pai dela estiver no comando de sua carreira. Estamos realmente em uma encruzilhada”, acrescentou Ingham. O advogado argumentou que Britney Spears tem uma vida ativa e que não fala com seu pai, Jamie Spears, há muito tempo.

A juíza do Tribunal Superior de Los Angeles, Brenda Penny, disse que consideraria outras petições para a remoção de Jamie Spears “no futuro”. Penny, no entanto, nomeou um fiduciário corporativo, o Bessemer Trust, como o co-conservador do patrimônio de Britney Spears, conforme a cantora havia solicitado.

Os motivos da tutela

Desde 2008, após uma série de colapsos públicos, Britney Spears vive sob tutela, um complexo arranjo legal normalmente reservado para pessoas idosas ou incapazes. Por mais de uma década, a cantora aceitou as regras de forma discreta. Os tutores controlam tanto suas finanças como aspectos de sua vida cotidiana — como cuidados com a saúde mental e para onde e como ela poderia viajar.

Tentativa de mudança

Aos 38 anos, a cantora está longe da popularidade que alcançou no auge de sua carreira, no início dos anos 2000. Ela não lança um álbum desde 2016 e anunciou um “hiato de trabalho indefinido” em janeiro de 2019. Na época, o motivo alegado foi a saúde de seu pai, que sofreu uma ruptura do cólon.

Mas, em agosto, Britney Spears tentou pela primeira vez fazer mudanças substanciais nas regras da tutela, “para refletir as mudanças em seu estilo de vida atual e seus desejos declarados”, de acordo com seu advogado. Ela também manteve aberta a possibilidade de tentar se livrar totalmente do arranjo.

A defesa de Jamie Spears

Representantes de Jamie Spears alegam que ele protegeu Britney da ruína financeira, transformando seu patrimônio em um negócio de quase US$ 60 milhões, e provavelmente salvou sua vida. Em ações judiciais, ele afirma que sua “única motivação tem sido seu amor incondicional pela filha e um desejo feroz de protegê-la daqueles que tentam tirar vantagem dela”.

Na quarta-feira, a advogada de Jamie, Vivian Lee Thoreen, disse no tribunal que os comentários de Ingham sobre a relação pai-filha eram apenas boatos e não deveriam ser considerados.

https://www.emaisgoias.com.br/britney-spears-pode-ter-sido-forcada-pelo-pai-a-se-internar-e-a-tomar-remedios-diz-site/

O movimento #FreeBritney

Para complicar o drama financeiro e familiar, ainda existe um grupo muito ativo de fãs que se autodenominam o movimento #FreeBritney. Eles retratam a tutela como uma forma de controle total sobre Spears e sua fortuna.

Por anos, a família Spears simplesmente ignorou essas acusações. Mas, recentemente, a cantora passou a demostrar apreço por esse apoio, o que muitos consideraram um incentivo implícito.

Dezenas de fãs do #FreeBritney estiveram presentes no tribunal e alguns participaram da audiência, apesar dela ter ocorrido por videoconferência, por causa do coronavírus.

A mãe de Britney

Um advogado da mãe de Britney Spears, Lynne Spears, também esteve presente na audiência. A ex-mulher de Jamie, que não ocupa nenhum cargo na tutela, foi considerada parte interessada. Ela classificou o relacionamento da cantora com seu pai de “tóxico” e defendeu ter chegado a “hora de recomeçar do zero”.

O advogado acrescentou que Jamie Spears havia se referido à filha como “um cavalo de corrida que deve ser tratado como um”. “Lynne está com o coração partido por tudo ter chegado a esse ponto”, disse o advogado, Gladstone N. Jones.

https://www.emaisgoias.com.br/britney-spears-deixa-clinica-de-saude-mental-apos-um-mes-de-internacao/