Escritora Lya Luft morre aos 83 anos, em Porto Alegre
A escritora Lya Luft, autora de “As Parceiras” e “Perdas e Ganhos”, morreu na madrugada…
A escritora Lya Luft, autora de “As Parceiras” e “Perdas e Ganhos”, morreu na madrugada desta quinta-feira (30), aos 83 anos, em sua casa em Porto Alegre.
Ela estava com câncer e chegou a ser internada nas últimas semanas. A informação foi confirmada pela editora Record, que publica seus livros.
Nascida na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul em 1938, Luft se formou em pedagogia e letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, emendando, após a formatura, trabalhos como tradutora de obras em inglês e alemão.
Entre os autores que trouxe para o português estão Virginia Woolf, Rainer Maria Rilke, Doris Lessing e Thomas Mann.
Seu primeiro livro, “Canções de Limiar”, reuniu uma série de poemas e foi publicado em 1964. Nos anos 1970, ela lançou “Flauta Doce” e “Matéria do Cotidiano”.
Seu primeiro sucesso viria em 1980, com “As Parceiras”, romance que trazia uma narradora feminina narrando as relações de loucura, morte e tragédia de uma família.
Desde que li “Perdas e Ganhos” percebi, que Lya Luft era a uma das maiores escritoras da contemporaneidade. Seu texto era ágil, doce e tão bom de ler. Hoje ela se foi e, mais uma vez, é a literatura que perde. Que ela descanse em paz e que gratidão, pela obra que deixa! 🙏🏻
— Delduque Avelino (@delavelino) December 30, 2021
A escritora Lya Luft morreu nesta quinta-feira enquanto dormia. Ela enfrentava um câncer de pele há sete meses.
— Mariana Ceccon (@cecconmariana) December 30, 2021
“Com as perdas, só há um jeito: perdê-las.”
Lya Luft
15/09/1938 – 30/12/2021 pic.twitter.com/DyI33GS6u1
— anita (@aquelanita) December 30, 2021
O RS perde um dos seus maiores nomes da literatura. Lya Luft nos deixa aos 83 anos e abre uma lacuna difícil de ser preenchida. Que Deus conforte a família e os amigos.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) December 30, 2021
LEIA TAMBÉM: