come abacate bem!

Especial de 10 anos de ‘Irmão do Jorel’ faz Cartoon Network liderar audiência na TV paga

Primeira animação produzida pelo canal na América Latina faz sucesso com 'jeitinho brasileiro' e personagens inesquecíveis, como a Vovó Juju

A menos que você more no Japão ou esteja preso trabalhando nos escritórios da Shostners & Shostners, é bem provável que já tenha assistido – ou pelo menos ouvido falar – de Irmão do Jorel. A primeira animação produzida pelo Cartoon Network na América Latina celebrou dez anos no ar com um especial exibido no último domingo (22), que liderou a audiência da TV por assinatura. Segundo dados do Kantar Ibope, Irmão do Jorel: Shostners Show alcançou o primeiro lugar entre os programas infantis em sua faixa de exibição, tanto no lançamento quanto na reprise, com uma vantagem de mais de 200% em relação ao segundo colocado, o Disney Channel.

O especial também conquistou a 2ª posição entre todos os programas da TV paga no mesmo horário, um desempenho excelente para os padrões atuais do Cartoon Network.

Os quatro episódios do especial vão ao ar todos os domingos, às 12h (com reprise às 19h). Todos já estão disponíveis na plataforma Max.

Come abacate bem!

Um dos principais carros-chefes do Cartoon Network na última década, Irmão do Jorel estreou em 22 de setembro de 2014 e rapidamente conquistou o público – não somente o infantil. A série, que está prestes a lançar sua quinta temporada, retrata a vida do garoto sem nome, conhecido apenas por ser o irmão de Jorel, um jovem admirado por todos, com cabelos longos e um perfil atlético.

O foco da animação não está na figura mítica de Jorel, mas sim no caçula da família, que vive à sombra do irmão popular. A trama se desenrola na década de 1980, trazendo uma estética nostálgica e referências culturais que conversam com as novas e antigas gerações.

Entre os personagens icônicos, temos o pato Gezonel, o mestre dos disfarces e líder dos três patos de estimação da Vovó Juju (os outros são Fabrício e Danúbio); Lara, a melhor amiga do Irmão do Jorel; Dona Danuza, Seu Edson, Vovó Gigi, Steve Magal e, claro, a Vovó Juju, que, com seu jeito meigo e a dublagem inesquecível de Melissa Garcia, se tornou um verdadeiro ícone da cultura pop no Brasil. Ela já rendeu memes e frases célebres, como “Como abacate, bem” e “Come mingau de aveia, bem, faz cocô bonito!”.

“Nossa missão é unir o Brasil”

Irmão do Jorel já contou com participações de famosos como Criolo e Emicida, além de ser adorado por outros nomes conhecidos, como Pabllo Vittar e Whindersson Nunes. “Até no BBB teve uma rodinha de conversa debatendo o desenho”, relembra o produtor executivo Zé Brandão.

Para ele, existe um grande detalhe na passagem desses dez anos, que é o desejo de experimentar novas linguagens. “Surge a vontade de trabalhar com stop-motion, com fantoches, com personagens interagindo com cenários reais. Lidamos com toda essa experimentação, que é o que mais impulsiona novos episódios.”

Para Juliano Enrico, criador da série, tudo se resume à coletividade. “Alguns personagens saem prontos, outros passam por um processo longo, cheio de sugestões e alterações até o último segundo. Tudo é muito rico em acasos e acidentes, sempre muito bem-vindos e aproveitados”, diz Enrico.

“Existe uma sensação de crescimento por conta da qualidade da animação. Uma evolução em como se fazer uma série com tantas transformações. Brincamos muito com o Irmão do Jorel fazendo oito anos várias vezes, mas na próxima temporada estamos lidando com o desafio de fazê-lo entrar na pré-adolescência.”

“Quando eu olho as crises existenciais do Irmão do Jorel, elas vão evoluindo junto com a sociedade. Então você consegue ver uma história dos últimos dez anos do Brasil e da família brasileira acompanhando o personagem. Ele não cresce de tamanho, mas evolui internamente”, comenta Livia Ghelli, diretora da Warner Bros. Discovery Brasil.

Mesmo sem data de estreia, a quinta temporada de Irmão do Jorel está prevista ainda para este ano. “Desde a primeira apresentação do projeto, a gente falava muito sobre ser uma série para todo mundo ver junto. As vovós gostam por uma razão, as crianças por outra. A nossa missão é unir o Brasil“, diz Enrico.

*Com informações da Folha de São Paulo