Cannes 2017

Estreia de Okja enfrenta problemas técnicos em Cannes

Organização do festival já se desculpou, mas a internet não perdoou

Mais um capítulo no conflito entre o Festival de Cannes e a Netflix: durante a estreia de Okja, filme original do serviço de streaming, a sessão passou por problemas técnicos e foi vaiada.

Segundo o THR, o filme passou por problemas séries de projeção, inicialmente fora de frame, depois fora de foco, até a sessão ser suspensa sob um coro de vaias da imprensa. O filme só voltou pra tela 15 minutos depois, desta vez sem problemas.

E os jornalistas não perdoaram. De acordo com o site, muitos fizeram questões de pontuar duas coisas: a primeira que, pelo Netflix e pela tecnologia digital, problemas de projeção simplesmente não existem. Já o segundo ponto é que parece coincidência demais logo Okja passar por problemas técnicos em sua estreia mundial.

Apesar de tudo isso, Okja recebeu críticas positivas. O festival, naturalmente, negou qualquer suspeita de sabotagem e liberou uma nota pedindo desculpas formais apenas duas horas após o problema, dizendo: “O incidente ocorreu inteiramente devido a problemas do nosso pessoal técnico que pede profundas desculpas ao diretor e sua equipe, aos produtores e também ao público”.

O problema aconteceu após diversas alfinetadas muito públicas entre a Netflix e a organização do festival. Anteriormente, Cannes tentou obrigar o serviço de streaming a passar suas duas estreias do festival em salas francesas, sem sucesso. Pouco depois, eles mudaram as regras de submissão de Cannes para o ano que vem, obrigando todos os filmes a serem exibidos com antecedência em salas de cinema da França.

Okja estreia no serviço de streaming no dia 28 de junho, sem problemas de projeção.