Estúdios cancelam lançamentos de filmes na Rússia por causa de invasão
Paramount, Disney, Sony e Warner Bros. não irão lançar seus filmes no país até segunda ordem
A Paramount está pausando seus lançamentos nos cinemas da Rússia em meio à invasão na Ucrânia.
Os lançamentos que estavam programados para chegar ao país nos próximos dois meses incluem “Sonic 2” (31 de março) e “A Cidade Perdida” de Channing Tatum e Sandra Bullock (7 de abril). A medida ocorre depois que a Disney disse que pausaria seus lançamentos na Rússia, enquanto a Warner Bros. também não vai mais lançar o novo “Batman”.
A Paramount divulgou a seguinte declaração na manhã de terça-feira:
“Enquanto testemunhamos a tragédia em andamento na Ucrânia, decidimos pausar o lançamento nos cinemas de nossos próximos filmes na Rússia, incluindo ‘A Cidade Perdida’ e ‘Sonic 2’. Nós apoiamos todos que estão sendo prejudicados por causa desta crise humanitária na Ucrânia, Rússia e outros mercados internacionais e continuaremos a monitorar a situação à medida que ela se desenrola”.
Hollywood encontrou sucesso nas bilheterias russas nos últimos anos, com “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” arrecadando 44,5 milhões no país. No fim de semana de 25 a 27 de fevereiro, o primeiro desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, vários lançamentos de Hollywood foram lançados na Rússia, incluindo “Cyrano”, de Joe Wright, e “O Poderoso Chefão – Especial de 50 Anos”, da Paramount. Os remanescentes incluíam “Morte no Nilo”, de Kenneth Branagh, e “Uncharted – Fora do Mapa”, da Sony.
A decisão de continuar enviando filmes para a Rússia desencadeou conversas a portas fechadas em Hollywood, com os estúdios tomando medidas na segunda-feira. Warner Bros., Sony e Disney retiraram seus lançamentos no país até segunda ordem.