Ex-BBB Marcela Mc Gowan lança calcinha para menstruação e recebe críticas; entenda
Ginecologista está lançando a peça em parceria com a marca Libresse
A ex-BBB, ginecologista e influenciadora digital, Marcela Mc Gowan está lançando uma nova calcinha para menstruação em parceria com a marca Libresse, no qual ela é embaixadora. A notícia gerou comentários controversos nas redes sociais. As pessoas criticaram o produto alegando que ele não seria higiênico, causaria fortes odores característicos da menstruação e duvidaram até mesmo do cargo em saúde ocupado por Mc Gowan.
— Eu sinto muito menos odor com ela do que quando eu usava o absorvente. E o grande trunfo dela é que podemos usar depois de lavar e não jogar fora como o absorvente. Super ecológico e reutilizável— diz.
Não é de hoje que a médica é adepta das calcinhas e coletores. Segundo a ex-BBB, já faz quatro anos que não utiliza o absorvente tradicional para conter os sangramentos.
— Desde a minha formatura eu fui descobrindo um pouco mais sobre a ginecologia natural, em como não desperdiçar o nosso fluxo corporal, jeitos ecológicos e reutilizáveis de controle do sangramento. E foi um mix de tudo isso que eu decidi criar esse produto — explica a ginecologista.
• Ex-BBB Marcela Mc Gowan lança livro sobre sexualidade e prazer
A calcinha dispõe de três camadas separadas. A primeira, mais externa e que tem contato direto com o corpo, de tecido macio de algodão, serve para a absorção rápida e total, a do meio é onde vai armazenar o sangramento, suor ou secreções corporais, e a terceira, mais interna é um tipo de plástico que serve para proteger contra vazamentos.
O produto também inclui uma camada absorvente que funciona com um sistema antimicrobiano de controle de odor, ajudando a neutralizar os cheiros, mesmo em dias quentes e úmidos.
— As pessoas têm um desconhecimento geral quando o assunto é menstruação. Elas veem como algo sujo, nojento, fedorento e tem aquela ideia de que a calcinha pode ser anti-higiênica ou ter cheiro em razão do contato com o sangue, mas ele nada mais é do que um fluido corporal normal. O contato que a calcinha tem com o sangue é o mesmo que o absorvente teria. O grande segredo é o tempo de uso e o modo de limpar o produto — diz Marcela Mc Gowan.
Segundo a ex-BBB, a calcinha é recomendada pelos médicos desde que siga alguns pontos. O uso dela deve ser entre 8 e 12 horas por dia. Com exceção em dias de fluxo de sangue intenso. Neste caso, a troca deve ser feita antes das 8 horas. A limpeza da calcinha também é algo para se ter cuidado. É recomendado que seja lavada em água corrente, seja no banho ou no tanque, e que não use sabão em pó, detergentes ou amaciante, no lugar é melhor um sabonete neutro. Ao final, deixar enxaguar com bastante água de modo que todo o fluxo e bactérias presentes sejam eliminadas.
O processo de secagem também é importante, visto que ela não pode ser deixada em ambientes úmidos e com presença de bactérias, como o banheiro. É recomendado que fique em um lugar arejado e longe de outras peças de roupa. Caso seja necessário, pode usar, depois da água corrente, a máquina de lavar, porém ela deve ser lavada sozinha, sem a presença de outras peças de roupas, incluindo outras peças íntimas.
• Rita Cadillac posa de calcinha fio-dental e choca seguidores; veja foto