TRAUMA

Fátima Bernardes revela ter evitado voar por mais de dois anos após crise de ansiedade

Episódio ocorreu em 1997, em uma viagem dos Estados Unidos para o Brasil

Fátima Bernardes revela ter evitado voar por mais de dois anos após crise de ansiedade
Fátima Bernardes (Foto: Reprodução)

A jornalista e apresentadora Fátima Bernardes revelou, em um vídeo publicado nesta segunda-feira (31) em seu canal no YouTube, que passou dois anos e meio sem viajar de avião após sofrer uma crise de ansiedade durante um voo para Nova York, nos Estados Unidos. O episódio ocorreu em 1997, na viagem de volta ao Brasil, quando ela ainda era casada com o apresentador William Bonner. Na época, os trigêmeos do casal, Vinícius, Laura e Beatriz, estavam prestes a completar dois anos.

Fátima relembrou que a crise começou quando estava ansiosa para reencontrar os filhos após quase dez dias fora. “Tive um ataque de ansiedade, uma crise de pânico dentro do avião”, contou. Segundo a apresentadora, os sintomas incluíram palpitações, suor frio e tensão muscular. “Meu coração batia muito forte, eu suava frio, e a musculatura da minha perna chegou a saltar”, relatou.

Após o episódio, Fátima passou a evitar viagens aéreas. “No início, não tinha essa percepção tão clara, mas depois percebi que havia algo de errado”, disse. Para driblar o medo, optava por deslocamentos de carro e destinos próximos. Com o tempo, buscou ajuda profissional para lidar com o problema e compreendeu que a fobia estava relacionada à necessidade de controle.

A ex-apresentadora da Globo recordou que precisou enfrentar o medo quando foi escalada para a cobertura da Copa do Mundo de 2002, no Japão e na Coreia do Sul. Com suporte profissional e da emissora, conseguiu embarcar. Mesmo anos depois, admite que ainda sente desconforto ao voar. “Toda vez que o avião começa a acelerar, eu estou chorando, de óculos escuros”, revelou. Para controlar a ansiedade, Fátima utiliza técnicas de relaxamento e, quando necessário, medicação.

Assista