FICA 2022 termina com dia de premiações e celebração ao Meio Ambiente
Neste domingo (5) teve fim a 23ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo…
Neste domingo (5) teve fim a 23ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) na Cidade de Goiás, após dois anos sendo realizado de forma virtual. Este ano o evento teve como tema “Meio Ambiente e Saúde: Onde Estamos e Para Onde Vamos”, com 13 dias de atividades como mostras de filmes e mesas de debate.
Coincidentemente o festival foi encerrado no Dia do Meio Ambiente, fato celebrado durante a premiação dos filmes vencedores [confira a lista aqui].
Mostras
A Mostra Washington Novaes exibiu e premiou filmes com foco na questão ambiental de todos os gêneros e durações. Este ano, foram selecionados nove longas-metragens e 12 curtas, de seis países, além do Brasil, com nove estados diferentes representados
Já a Mostra do Cinema Goiano foi voltada para produções de artistas do estado. Neste ano, foram 99 filmes inscritos, de recortes visuais e gêneros variados.
O público ainda pôde conferir a Mostra Becos da Minha Terra, que teve o intuito de valorizar cineastas da Cidade de Goiás, apresentando histórias do município e de seus moradores.
Ao todo, foram exibidos no Cine Teatro São Joaquim mais de 50 filmes nacionais e internacionais durante todo o festival.
Atividades
A 23ª edição do FICA contou ainda com apresentações musicais, como dos cantores goianos Manso, Bruna Mendez e Maria Eugênia, e da cantora Vanessa da Mata, que encerrou os shows no último sábado (4).
O festival teve ainda mesa redonda sobre o ensino de audiovisual no Brasil, minicursos, oficinas de audiovisual e meio ambiente, cine itinerante e tour pelos becos de Goiás. Nas tendas multiétnicas, destaque para a presença do líder indígena Ailton Krenak e do antropólogo Vincent Carelli.